Matrícula Escolar EJA 2021: Veja passo a passo para realizar a sua inscrição

A rede pública de ensino anuncia a matrícula escolar EJA 2021-Educação de Jovens e Adultos para quem deseja finalizar os estudos.

A rede pública de ensino anuncia a matrícula escolar EJA 2021- Educação de Jovens e Adultos para quem deseja finalizar o Ensino Fundamental e Médio. Para quem planejou finalizar os estudos no ano de 2020, provavelmente não teve sucesso. Mas, as matrículas para o EJA 2021 já estão abertas em algumas regiões do país.

Matrícula Escolar EJA 2021: Veja passo a passo para realizar a sua inscrição (Foto: Reprodução Google)

Matrícula Escolar EJA 2021: Veja passo a passo para realizar a sua inscrição (Foto: Reprodução Google)

Com isso, o processo está sendo antecipado para organizar as aulas que iniciarão no ano que vem. Jovens Adultos e Idosos que desejam finalizar os estudos, podem optar pelo EJA, que funciona de forma rápida, por semestre.

Além disso, estudantes que já estavam matriculados no início do ano, também podem fazer a rematrícula para agilizar o processo.

Alguns requisitos são necessários para a realização da inscrição, mas depende de cada instituição, no geral os documentos pedidos são:

  • Certidão de nascimento;
  • RG do pai, da mãe ou responsável legal e do aluno (caso seja menor);
  • Declaração de escolaridade ou histórico escolar a partir do 2º ano do ensino fundamental;
  • Comprovante de residência atualizado;
  • CPF; entre outros.

Todavia, as escolas públicas de cada região disponibilizam vagas para quem precisa terminar os estudos de maneira presencial ou semipresencial.

Leia Mais: Matrícula Escolar 2021: Saiba quais estados já iniciaram o período de inscrição

Como realizar a matrícula escolar EJA 2021

É imprescindível que o estudante informe-se na Secretária de Educação do seu munícipio. As datas  e quantidade de vagas, variam de região para região. As matriculas que acontecem este ano são referentes ao ano de 2021, e também é possível que em alguns lugares, o atendimento presencial precise ser agendado.

No entanto, algumas instituições estão disponibilizando a documentação necessária através de e-mail, ou em plataforma online, para evitar aglomerações nas escolas. Neste momento, algumas grandes cidades como São Paulo, por exemplo, já iniciou o processo antecipado das inscrições e validam a data até o dia 30 de outubro,

Por fim, o serviço é uma grande oportunidade para pessoas que por algum motivo, não puderam finalizar o Ensino Fundamental e Médio. Ter em mãos o comprovante de conclusão do ensino médio, facilita a entrada no mercado de trabalho.

Larissa Luna
Escrito por

Larissa Luna

Larissa Luna é graduanda em Psicologia pela Faculdade Frassinetti do Recife (FAFIRE) e graduanda em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Como universitária, estuda analises de pesquisas feitas a partir de conceitos sociológicos e antropológicos em paralelo com a Psicologia. Atualmente dedica-se a redação do Jornal O Norte.

Carregando… aguarde.

0