Cariri-CE realiza projeto de construção de anel viário e garante crescimento econômico à região

Projeto Anel Viário de Cariri se torna incentivo de crescimento econômico e alternativa para desafogar o trânsito na cidade.

Projeto Anel Viário do Cariri, no Ceará, se torna incentivo de crescimento econômico na região. Com 80% das obras completas, a reconstrução viária é alternativa para desafogar o trânsito na cidade.

Cariri-CE realiza projeto de construção de anel viário e garante crescimento econômico à região

Cariri-CE realiza projeto de construção de anel viário e garante crescimento econômico à região (Imagem: Uchoa/ Gov do Ceará)

Três trechos já foram entregues pela SOP (Superintendência de Obras Públicas), responsável pela entrega de 8,56 km de via já pavimentada. Sendo eles dois viadutos, canteiro central com bueiros, ciclovias, passeios acessíveis, iluminação e sinalizações horizontal e vertical.

De acordo com portal O Diário do Nordeste, o projeto está na quarta etapa de execução. São 6,84 quilômetros de via, num investimento total de R$ 40,5 milhões.

O projeto prevê a manutenção de outros trechos, ainda com recursos do Governo do Ceará e do BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento).

Leia mais: Projeto de Lei proíbe a distribuição de sacolas plásticas no Ceará; multas podem chegar a 2 mil

Ao Diário do Nordeste, o superintende da SOP, Quintino Vieira, disse que a intenção é facilitar a mobilidade urbana dos quase meio milhões de habitantes do eixo principal da Região Metropolitana de Cariri.

“Isso se dá através de vertentes como redução de distâncias a estruturas importantes para a parte econômica e social da região, como campi acadêmicos, centros de negócios e fábricas, e também melhor plataforma para o transporte de cargas, ajudando a desafogar o trânsito da região central”, explica.

Melhoria no Tráfego

Quintino Vieira crê que os trechos entregues até agora têm cumprido seus papeis, pois dividiram o trânsito e melhorou o tráfego de caminhões.

Pedro Cipriano, diretor do Demutran (Departamento Municipal de Trânsito de Juazeiro do Norte) explica que o tráfego já diminuiu em mais de 30%.

Cidades em ascensão econômica

Além do turismo religioso, característica da cidade devido as romarias, Juazeiro vem se tornando umas das principais cidades nordestinas em 100 anos.

O PIB (Produto Interno Bruto) detém 86% do setor de Comércio e Serviços, que concentram 12% deste mesmo indicador devido as fábricas de calçados, semijoias e alumínio.

A cidade possui a segunda maior frota de veículos do Ceará, com uma média superior a Fortaleza.
Devido a esse contexto, de cidade populosa e de grande fluxo automobilístico é que acontece a expansão do complexo, impulsionando o fortalecimento econômico na cidade.


Louise
Escrito por

Louise

Jornalista graduada pela FAPCOM (Faculdade Paulus de Tecnologia e Comunicação). Foi repórter do site MigraMundo e Startupi, atuou na comunicação de ONG e em assessoria de imprensa. Atualmente trabalha como jornalista freelancer e redatora do Jornal O Norte.

Carregando… aguarde.

0