Termina nesta sexta-feira (31) o prazo para as inscrições do FIES 2020.2

O prazo para as inscrições do processo seletivo do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) termina amanhã (31). O programa viabiliza o ingresso em instituições particulares de ensino superior por meio do financiamento das mensalidades e é voltado à estudantes de baixa renda. A seleção é para o segundo semestre de 2020 e oferece 30 mil vagas.

Termina nesta sexta-feira (31) o prazo para as inscrições do FIES 2020.2
Termina nesta sexta-feira (31) o prazo para as inscrições do FIES 2020.2. (Imagem: Marcello Casal Jr/ Ag. Brasil)

Para participar, o candidato precisa ter atingido pelo menos 450 pontos nas provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2019 e não pode ter zerado a redação. Os critérios de seleção e renda estão disponíveis no site do programa. O resultado da pré-seleção será divulgado no dia 4 de agosto.

A partir desta data, os candidatos terão até 6 de agosto para complementar a inscrição. Os inscritos que não forem selecionados na chama única do Fies poderão declarar interesse na lista de espera e concorrer a uma das vagas remanescentes. Nesta modalidade, o período de convocação será de 4 a 31 de agosto.

Como fazer a inscrição no Fies

Para acessar o Fies Seleção, o candidato precisa fazer um cadastro no “Login Único” do governo federal e criar uma conta gov.br. Se já possuir a conta, é só inserir o número de Cadastro de Pessoa Física (CPF) e a senha e seguir os passos para a inscrição, informando dados pessoais, dados do curso e instituição. No site, também é possível consultar as vagas disponíveis por curso, instituição ou localidade.

Leia mais: Estudantes com Fies podem suspender parcelas a partir de hoje.

O candidato precisa cumprir os critérios de seleção e renda para solicitar o financiamento, dividido em duas modalidades: Fies e P-Fies. O primeiro oferece vagas com juro zero para estudantes com renda per capita mensal familiar de até três salários mínimos, ou seja, menos de R$ 3.135. O segundo, P-Fies, destina vagas a estudantes com renda per capita mensal familiar de até cinco salários mínimos, ou seja, menos de R$ 5.225, e o empréstimo ofertado tem juros relativamente baixos.

Suspensão de pagamentos

Durante a pandemia do novo coronavírus, o governo aprovou a suspensão do pagamento de parcelas do Fies, em razão da crise econômica. A medida contempla estudantes que estavam com as parcelas em dia quando o estado de calamidade pública foi decretado, em março, mas é necessário declarar interesse junto ao banco.

Facebook Comments

Mônica Chagas Ferreira é mestranda em Letras pela Universidade Estadual de Maringá (UEM) e formada em Jornalismo pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Como pesquisadora, estuda Análise do Discurso na perspectiva foucaultiana, contemplando relações de saber, poder e política presentes na mídia. Enquanto jornalista, já atuou em rádios e veículos impressos. Atualmente trabalha como assessora de comunicação e redatora do Jornal O Norte.