Carnaval 2021: O que o Rio de Janeiro definiu sobre festa fora de época e feriado?

Ainda sobre a indecisão em muitos estados sobre a realização do Carnaval 2021, o Rio de Janeiro anunciou que as datas em questão serão ponto facultativo. A decisão foi publicada no Diário Oficial tornando assim o dia 15 de fevereiro como feriado, apesar da folia seguir suspensa.

Carnaval 2021: O que o Rio de Janeiro definiu sobre festa fora de época e feriado? (Imagem: Reprodução / Google)
Carnaval 2021: O que o Rio de Janeiro definiu sobre festa fora de época e feriado? (Imagem: Reprodução / Google)

Da mesma maneira ocorre no município, que dessa vez mantém os dias 15 e 16 de fevereiro (segunda e terça de Carnaval), mas não havendo comemoração com blocos de rua e desfiles na Sapucaí, devido à pandemia.

A RioTur, responsável pela organização do Carnaval no estado, contou que ainda não existe uma data definida para o Carnaval de 2021.

O governo aprovou ainda uma espécie de “Carnaval fora de época”, que deve ocorrer no meio do ano, provavelmente no mês de julho. 

Tal decisão não acomodaria apenas este ano, mas os posteriores que também ganhariam esta segunda folia anual. 

A justificativa dada para a nova festa é o estímulo econômico e turístico, principalmente por acontecer durante o período das férias escolares e acadêmicas.

Outros estados que cancelaram a folia

Leia mais: Eleição na Câmara dos Deputados tem data definida; conheça os principais nomes

Recife

A capital pernambucana manteve o feriado no calendário.

Contudo, um decreto foi anunciado em 17 de dezembro de 2020 cancelando todas as atividades carnavalescas no estado. A decisão compreende não apenas festas públicas, mas também as particulares.

Salvador

Salvador suspendeu a folia de momo enquanto não houver condições sanitárias para a realização ou imunização de toda população.

O decreto engloba as festas públicas e privadas. Ainda segundo o Ministro do Turismo, Gilson Machado, o feriado está mantido.

São Paulo

Já em São Paulo capital, o Carnaval não está cancelado, e também sem uma nova data definida, visto que é preciso imunizar primeiramente a população. 

Em 2020 foi divulgado que o Carnaval aconteceria em julho deste ano, em pedido feito pelas próprias escolas de Samba, mas essa possibilidade foi excluída. 

Contudo, até o momento não foi decidido se o feriado continua mantido ou não. 

Belo Horizonte

O Carnaval está suspenso na capital mineira. E uma nova data vai depender das condições sanitárias encontradas em breve, assim como a imunização total da população da cidade.

A prefeitura também decidiu por não optar pelo ponto facultativo. 

Florianópolis

O feriado prolongado está mantido, entretanto qualquer festa que viria a ter está oficialmente cancelada. O governo ainda não estabeleceu uma nova data para que ocorra o festejo.