Cartão de gratuidade em Fortaleza tem prazo prorrogado; veja até QUANDO usar

O Sindiônibus estendeu o prazo de validade do cartão de gratuidade para idosos que utilizam transporte público em Fortaleza.

O Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Estado do Ceará (Sindiônibus) estendeu o prazo de validade do cartão de gratuidade para idosos em Fortaleza. Com a medida, os cartões passam a valer até 1º de janeiro de 2021, sem necessidade de renovação.

Cartão de gratuidade em Fortaleza tem prazo prorrogado; veja até QUANDO usar

Cartão de gratuidade em Fortaleza tem prazo prorrogado; veja até QUANDO usar (Imagem: Elza Fiuza/ ABr)

O sindicato decidiu pela prorrogação para evitar aglomerações para emissão do documento, como aconteceu na semana passada. Na ocasião, parte dos idosos que aguardavam na entrada do Sindiônibus não tinha agendado horário e alguns chegaram com muita antecedência.

Como agendar atendimento no sindicato em Fortaleza

Para agendar atendimento presencial é necessário entrar no site e escolher dia e horário. A partir desta segunda-feira (21), a empresa também vai disponibilizar o Alô Sindiônibus, pelo número 4005-0956. Para solicitar o cartão de gratuidade do idoso, é preciso apresentar RG, CPF e comprovante de residência atual e original.

A entidade informa que somente vai atender os idosos que fizeram agendamento prévio e que eles devem comparecer ao local apenas no horário marcado, para evitar novas aglomerações. Em razão da pandemia, o Sindiônibus adotou medidas de prevenção especiais voltadas aos usuários do grupo de risco.

No local de atendimento, há álcool em gel disponível para os clientes e verificação de temperatura corporal na entrada. Além disso, os guichês estão cumprindo o distanciamento com assentos alternados e o ambiente passa por higienizações constantes.

Leia mais: IPVA Ceará: Assembleia Legislativa do estado aprova negociação e perdão de dívidas.

Para utilizar o transporte coletivo de forma gratuita, os idosos também têm a opção de apresentar um documento de identidade nos ônibus ou solicitar o cartão em outros postos de atendimento. As alternativas são: Shopping Aldeota, Riomar Kennedy e Etufor, com agendamento prévio pelo site. Para ser atendido, também é preciso apresentar RG, CPF e comprovante de residência. O cartão é enviado no prazo de oito dias úteis.

A capital do Ceará acumula 48.309 confirmações de infectados pela Covid-19, segundo o último boletim epidemiológico, divulgado na sexta-feira (18). De acordo com o documento, “atualmente, a transmissão é baixa, sujeita a pequenas oscilações”. Em Fortaleza, já foram confirmados 3.876 óbitos pela doença.

 

Mônica Chagas
Escrito por

Mônica Chagas

Mônica Chagas Ferreira é mestranda em Letras pela Universidade Estadual de Maringá (UEM) e formada em Jornalismo pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Como pesquisadora, estuda Análise do Discurso na perspectiva foucaultiana, contemplando relações de saber, poder e política presentes na mídia. Enquanto jornalista, já atuou em rádios e veículos impressos. Atualmente trabalha como assessora de comunicação e redatora do Jornal O Norte.

Carregando… aguarde.

0