Cartão SUS: Cadastro, Consulta e Como Emitir 2ª Via
Quer saber como funciona o cartão SUS? Então, confira aqui informações sobre cadastro, consulta e muito mais!
Sabia que o Cartão SUS é um dos principais documentos que o brasileiro precisa para usar o Sistema de Saúde Único? Por isso, é necessário conhecer bem sobre o processo de cadastro, emissão e muito mais. Para ajudar, preparamos um conteúdo completo e detalhado, com todas as informações do Cartão SUS. Confira!
O que é o Cartão SUS?
O Cartão do SUS (Cartão Nacional de Saúde) é um documento importante, no qual é usado pelos brasileiros no sistema público do país.
Um dos seus principais objetivos é facilitar o acesso da população aos serviços oferecidos pelo SUS de forma gratuita.
Vale ressaltar que o documento reúne diversas informações dos pacientes, como nome, data de nascimento, entre outros dados.
Com ele, você consegue realizar agendamento de consultas, marcar exames e acompanhar o controle de vacinação do SUS.
Além de auxiliar os pacientes, o Cartão Nacional de Saúde também contribui com a melhor organização do SUS, garantindo um bom planejamento do sistema.
Saiba que a disponibilização do cartão é totalmente gratuita, no qual pode ser obtido facilmente nas unidades de saúde.
No entanto, para garantir o seu, os usuários precisam realizar um cadastro no SUS, assim, você terá acesso aos serviços de saúde.
Como fazer o cadastro do cartão SUS?
Mas afinal, como fazer seu cadastro para ter acesso ao cartão? Então, como já mencionamos, o cadastro é realizado de forma simples. Isso porque, o objetivo do Ministério da Saúde é facilitar o dia a dia de toda a população usuária do sistema público.
Você só precisa procurar um posto de saúde mais próximo da sua casa. Em seguida, será necessário apresentar os documentos pessoais, como RG e comprovante de residência.
Antes do processo, é necessário informar ao profissional da unidade que você deseja fazer o cadastro do Cartão Nacional de Saúde.
Por fim, você precisará preencher o formulário com os seus dados pessoais, informando todas as informações.
Depois de realizar todo o processo, o paciente precisa aguardar a confirmação do seu cadastro e realizar a emissão do seu cartão.
Passo a passo para emitir a 2ª via do Cartão SUS
Caso você já tenha feito o seu cadastro, porém, perdeu o seu Cartão SUS, é possível fazer a emissão da 2ª via.
Existem duas formas de realizar esse processo, a primeira, pode ser através da internet, já a segunda, é de forma totalmente presencial.
A escolha vai depender da sua preferência, principalmente disponibilidade de comparecer até uma unidade de saúde.
Então, para ajudar você, trouxemos um passo a passo completo, mostrando todas as etapas da emissão.
1. Emissão online
- Acesse o site ou app Conecte SUS;
- Em seguida, faça login com o seu CPF;
- Então, após o acesso, clique no seu nome;
- Por fim, clique em “Cartão Nacional de Saúde” e faça o download.
2. Emissão presencial
- Compareça a um posto de saúde presencialmente;
- Em seguida, apresente seus documentos (RG, CPF e comprovante de residência);
- Por fim, aguarde o atendimento e solicite a emissão da 2ª via.
Como consultar o cartão SUS?
O processo de consulta do cartão SUS é bastante parecido com a emissão realizada pelo site Conecte SUS. Isso porque, você só precisará acessar a plataforma e inserir suas informações.
Além disso, quando você fizer a consulta, é possível verificar informações de diversos serviços disponibilizado pelo SUS.
Por fim, o Cartão SUS tem facilitado a vida de muitos brasileiros, que necessitam dos serviços públicos de saúde.