Cartórios do Piauí firmam parceria com a Receita Federal para emitir CPF

A partir de agora, é possível emitir o CPF, e solicitar serviços relacionados em várias unidades de cartório do estado do Piauí.

No Estado do Piauí, foi firmada a aliança da Receita Federal com os Cartórios das cidades. A partir de agora, é possível emitir o CPF, e solicitar serviços relacionados em várias unidades de cartório do estado.

Cartórios do Piauí firmam parceria com a Receita Federal para emitir CPF

Cartórios do Piauí firmam parceria com a Receita Federal para emitir CPF (Foto: Reprodução Google)

O objetivo é para que o Cadastro de Pessoa Física(CPF), possa ser emitidos nos cartórios para que facilite a locomoção da população. E também alguns serviços relacionados, como emissão de 2º via.

Neste mês de setembro, já foram regularizados mais de 40 unidades de cartórios para a emissão do documento, a população já procurar o cartório mais próximo para realizar o procedimento.

O valor estimado para os custear os documentos é de apenas R$7,00. E na capital Teresina, dois cartórios de pessoas naturais, já estão funcionando com a nova modalidade.

E quais serão os serviços prestados nos cartórios do Piauí?

Algumas modalidades que já funcionavam nas Receitas Federais, passarão a funcionar também nos cartórios, sendo elas:

  • Inscrição no CPF
  • Correções
  • Atualizações de cadastros
  • Emissão de 2º via
  • Consultas relacionadas
  • Cancelamento em caso de óbito

Leia mais: Confira a lista de serviços disponíveis nas agências INSS do Piauí

O delegado da Receita Federal, Eudimar Alves, pontuou também que o convênio foi feito pela Receita Federal juntamente com a associação representante dos cartórios do Brasil, a Associação Nacional dos Registradores de Pessoas Naturais (Arpen-Brasil)

O representante pontuou ainda que:

O serviço que o cartório presta é amplamente conclusivo sem necessidade que o cidadão precise se deslocar à Receita Federal, deslocamento esse que, muitas vezes, significa sair da cidade. Então, a gente pede a população que verifique se na sua cidade, o cartório já está apto a realizar estas operações de CPF”

O cidadão já sairá do cartório com o documento regularizado, sem que precise ir a Receita Federal realizar alguma tipo de procedimento, se caso o individuo precise de algum serviço da Receita Federal, poderá acompanhar pela internet.

A novidade foi experimentada primeiramente no estado de São Paulo, e agora está sendo expandida por todo o Brasil, para a facilitação do documento de registro pessoal. Antes disso, a realização era feita somente na Receita Federal, nas agências de Correios e também Banco do Brasil e Caixa Econômica. Os cidadãos solicitantes poderão acompanhar pelo site do Registro Civil, todo o procedimento.

 

Larissa Luna
Escrito por

Larissa Luna

Larissa Luna é graduanda em Psicologia pela Faculdade Frassinetti do Recife (FAFIRE) e graduanda em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Como universitária, estuda analises de pesquisas feitas a partir de conceitos sociológicos e antropológicos em paralelo com a Psicologia. Atualmente dedica-se a redação do Jornal O Norte.

Carregando… aguarde.

0