Chuvas fortes em Belém PA causam alagamentos em toda a capital
Uma frente fria tem causado chuvas fortes em Belém PA. A previsão é de que as chuvas fortes continuem intensas por todo o mês de agosto.
Uma frente fria tem causado chuvas fortes em Belém PA, são alagamentos, queda de árvores e muito mais. A previsão é de que as chuvas continuem por todo o mês de agosto.
Uma intensa chuva caiu no dia de ontem, quinta-feira, 12, na capital do Pará e arredores dela, causando bastante estrago.
Foram registrados diversos pontos de alagamento na região metropolitana, e um árvore chegou a cair interditando a Estrada das Centrais de Abastecimento do Pará (Ceasa).
Os próprios motoristas liberaram a via, após 15h de interdição.
De acordo com informações do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), apenas na última quinta-feira foi registrado um índice de 20mm de chuvas.
E a população deve ficar em alerta, pois, segundo o Inmet, em todo o mês de agosto deve chuvas em Belém, além disso, as máximas devem permanecer em 34 graus.
Em nota divulgada ontem, a Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas) informou para a população que no Pará esse mês de agosto é o que registra os menores índices de chuva, o que faz com que as temperaturas subam.
A expectativa, de acordo com a Semas é de que em todo esse mês, todo o estado registre chuvas totais em torno de 135 mm.
Leia mais: Governo de PE libera vacinação contra gripe comum para público geral
Alagamentos em Belém
Os transtornos foram registrados em vários pontos da cidade, atrapalhando a circulação de pedestres e veículos.
Para ser uma ideia dos transtornos, algumas das principais vias da capital sofreram com alagamentos, entre elas a Pariquis, avenida Independência e avenida Alcindo Cacela.
Além disso, alagamentos também foram registrados em pontos da região metropolitana.
Por exemplo, no conjunto Guajará, em Ananindeua, o trecho da entrada de Marituba e até mesmo alguns pontos da BR 316.
A recomendação é para a população de Belém se preparar para as chuvas, contenções podem ser feitas.
Além disso, é importante lembrar que o lixo descartado nas ruas entope os bueiros por onde a chuva deveria passar e gera os alagamentos.
Outra questão que deve ser observada na capital do Pará é quanto a população em condição de rua, que precisa ser retirada das vias públicas antes das chuvas retornarem.
Continue acompanhando O Norte e fique bem informado.
Jamille Pereira Novaes é graduada em Letras Vernáculas pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), pós-graduada em Gestão da Educação pelo Centro Universitário Maurício de Nassau (UNINASSAU). Como professora de Língua Portuguesa, já atuou no ensino fundamental I e II. Atualmente, trabalha como professora de Língua Portuguesa no ensino técnico e redatora do Jornal O Norte.