Governo de PE libera vacinação contra gripe comum para público geral

Governo de PE libera vacinação contra gripe comum para público geral e segue avançando no plano de imunização contra o vírus Influenza.

Governo de PE libera vacinação contra gripe comum para público geral e segue avançando no plano de imunização contra o vírus Influenza. A decisão foi tomada pela CIB e autorizada pelo Ministério da Saúde. Pessoas com 18 anos ou mais, sem comorbidades, pode ter acesso ao imunizante!

Governo de PE libera vacinação contra gripe comum para público geral

Governo de PE libera vacinação contra gripe comum para público geral (Foto: Reprodução Google)

A capital de Pernambuco, Recife, faz mutirão para vacinar moradores da cidade contra a gripe. Antes, a imunização estava disponível apenas para grupos prioritários, mas agora todos podem se vacinar. 

Cerca de 150 pontos de vacinação estão atendendo a população e vacinando contra o vírus Influenza. O anúncio da ampliação foi feito nesta quinta-feira (12), e agora todos os moradores podem ter acesso à imunização. 

O horário de funcionamento em todos os postos é das 8h às 17h, de segunda a sexta-feira. Segundo dados da Prefeitura do Recife, cerca de 360.947 pessoas já foram imunizadas contra a gripe. O número é referente a 54,62%  da população, e a meta da gestão é que 90% dos cidadãos tenham acesso à cobertura vacinal completa. 

Aproximadamente 200 mil doses da Campanha Nacional de Imunização contra a Influenza devem ser aplicadas nessa nova fase. A Secretária de Saúde do Recife (Sesau) divulga os dados e pontua que a decisão foi tomada em conjunto com a  Comissão Intergestores Bipartite (CIB), que toma decisões referentes à saúde da população. 

O Ministério da Saúde afirma a importância da vacinação contra o vírus Influenza e autorizou a decisão tomada pelo CIB. 

Desde o dia 12 de abril, a capital começou a vacinar grupos prioritários como pessoas com comorbidades e idosos. Agora, pessoas com 18 anos ou mais, sem doenças preexistentes, poderão ter acesso ao imunizante.

Veja mais: Recife PE inicia vacinação para pessoas a partir dos 18 anos

Como ter acesso à vacina contra Influenza

Para quem está dentro da faixa etária e precisa tomar a vacina, é necessário comparecer a um dos 150 pontos de vacinação espalhados em toda cidade. Na hora de receber o imunizante, o cidadão deve apresentar o documento de identificação, a carteira de vacinação e o cartão do Sistema Único de Saúde (SUS).

Além disso, a Secretária de Saúde do Recife (Sesau) também pontua a importância de atualizar o caderno de vacinação de crianças e adolescentes, com a aplicação de doses referentes a outras doenças virais.

Larissa Luna
Escrito por

Larissa Luna

Larissa Luna é graduanda em Psicologia pela Faculdade Frassinetti do Recife (FAFIRE) e graduanda em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Como universitária, estuda analises de pesquisas feitas a partir de conceitos sociológicos e antropológicos em paralelo com a Psicologia. Atualmente dedica-se a redação do Jornal O Norte.

Carregando… aguarde.

0