Pernambuco anuncia NOVO calendário escolar para 2021

A Secretaria de Educação e Esportes de Pernambuco anunciou nesta segunda-feira (14) o calendário escolar para 2021. Confira!

A Secretaria de Educação e Esportes de Pernambuco anunciou o calendário escolar para 2021. A informação divulgada é que o ano letivo de 2020 não será finalizado no mês de dezembro. A mudança aconteceu em virtude da pandemia do novo coronavírus em que as escolas precisaram suspender as atividades presenciais com o intuito de conter os avanços e a disseminação da doença.

Pernambuco anuncia NOVO calendário escolar para 2021

Pernambuco anuncia NOVO calendário escolar para 2021 (Imagem: Reprodução/Google)

A reformulação dos calendários letivos e a responsabilidade de conclusão do ano escolar é dos estados e municípios. Isso porque as autoridades regionais que têm a ciência de como foram disponibilizadas as aulas e como se deu o processo do ensino remoto.

Em Pernambuco, por exemplo, a Secretaria de Educação informou a inviabilidade de conclusão do ano escolar em dezembro de 2020 e alertou sobre a necessidade da utilização de ciclos em 2021.

Leia mais: Pernambuco tem REDUÇÃO no IPVA 2021; confira calendário de pagamento

O sistema funcionará por meio de biênio, isto é, os alunos concluirão o ano de 2020 e 2021 em apenas um ano. Desse modo, não haverá reprovação este ano, já que o ano letivo ainda está em andamento. Essa informação não é válida para alunos desistentes.

Em 2021, os alunos serão remanejados para as séries subsequentes de 2020. Quanto ao conteúdo, segundo o secretário de educação, Fred Amâncio, serão ministrados em um processo de fusão do ensino, das disciplinas e dos assuntos faltantes. O resultado do ano letivo de 2020 será anunciado apenas em dezembro de 2021.

Os alunos do ensino médio que estão no ano de conclusão dessa etapa educacional, não estão inclusos neste anúncio. O calendário letivo para este grupo específico será finalizado em 2020, para que não houvesse qualquer empecilho na inscrição de vestibulares ou do Exame Nacional do Ensino Médio.

Os estudantes de Pernambuco receberão suporte na véspera do Enem digital. Entre as datas 28 de dezembro e 5 de fevereiro, a Secretaria de Educação afirmou que serão aplicadas aulas virtuais, simulados semanais, vídeo-aulas e apostilas com o intuito de auxiliar a entrada do aluno no ensino superior.

Leia mais: Pernambuco oferece MAIS de 380 vagas de emprego; inscreva-se!

Sobre esse assunto, Fred afirma:

“Mesmo com todo o esforço das escolas e dos professores, alguns estudantes tiveram dificuldades ou não conseguiram acompanhar todo o conteúdo; por isso nós entendemos que os estudantes vão precisar, em 2021, complementar e reforçar aquilo que eles não conseguiram aprender ou acompanhar no ano de 2020.”

Novo calendário escolar de Pernambuco

Confira as novas datas divulgadas:

  • 30/12 – Encerramento das atividades em 2020;
  • 03/02 – Retomada das atividades do ciclo 2020/2021 – Formação e Planejamento;
  • 04/02/21 – Início das aulas;
  • 03/07/21 a 18/07/21 – Recesso escolar;
  • 29/12/21 – Encerramento do Ciclo 2020/2021.
Redação
Escrito por

Redação

Cobertura e repercussão de assuntos que impactam o bolso de todos os brasileiros. A redação do Jornal O Norte traz diariamente assuntos relevantes de uma forma descomplicada e confiável.

Carregando… aguarde.

0