CNH Gratuita: Como funciona o Programa com Carteira de Habilitação 100%

Saiba como garantir sua carteira de motorista 100% grátis com o programa CNH Gratuita. Saiba tudo o que precisa!

Sabia que você consegue obter sua habilitação gratuita? Com o programa CNH Gratuita, é possível ganhar Desconto de 100% em todo o processo. 

Garanta sua primeira habilitação através do projeto, no qual é destinada à população que vive em vulnerabilidade social e econômica. Você não vai perder essa oportunidade, certo?

Ficou interessado em participar do programa CNH Gratuita? Descubra aqui um passo a passo completo do processo e como ele funciona.

Regras para participar do programa CNH Gratuita

Então, saiba que é possível tirar a sua habilitação de graça, através do projeto CNH Gratuita, no qual foi desenvolvido pelo DETRAN (Departamento Estadual de Trânsito). 

Para participar do programa, é necessário que os beneficiários cumpram com alguns critérios estabelecidos. 

Além disso, é importante ressaltar que o CNH Gratuita não é um programa nacional, ele é oferecido em apenas 12 estados do país. 

Então, para participar do projeto CNH Gratuita, você precisa:

  • Ser estudante de rede pública;
  • Ter mais de 18 anos;
  • Saber ler e escrever;
  • Possuir uma renda familiar de até 2 salários mínimos;
  • Ser ex presidiário que recebe até dois salários mínimos por mês;
  • Ser deficiente;
  • Estar desempregado há mais de um ano;
  • Não ter nenhum tipo de registro da carteira;
  • Participar do Bolsa Família/Auxílio Brasil ou em qualquer outro programa vindo do Governo Federal;

Como Funciona a CNH Gratuita?

Mas afinal, como funciona o projeto CNH Social? Então, o projeto disponibiliza acesso à carteira de motorista na categoria B, no qual funciona como o processo tradicional de tirar uma CNH.

No entanto, algumas regiões oferecem outros serviços, como renovação da carteira, adicional de categoria e até mesmo mudança.

Para saber quais são as modalidades oferecidas pela CNH Gratuita, você precisa acessar o site do Detran da sua região e consultar as principais informações.

Dessa forma, você passa por diversas etapas, como exames médicos e psicotécnicos, que vão avaliar as condições físicas e mentais. 

Após isso, acontecem as aulas e exames teóricos, no qual o curso é dividido em 45 horas. Nele, é abordado a legislação de trânsito, direção, mecânica básica, entre outros assuntos. E ao final do processo, você realiza uma prova avaliativa.

Vale destacar que ao todo, são 25 aulas práticas, onde 5 precisam ser realizadas pela parte da noite. Nessa etapa, você vai aprender com o instrutor a como dirigir de forma segura nas vias.

Além disso, é importante destacar que o programa é oferecido anualmente, contudo, o processo acontece conforme as regras de cada região. 

Documentos para conseguir a CNH Gratuita

Agora que você já sabe como funciona o processo, é necessário é importante conhecer os principais documentos. Lembre-se que essa é uma das principais etapas do programa, no qual você precisa prestar atenção especial.

Então, para conseguir participar da CNH Gratuita, você precisa reunir os seguintes documentos:

  • RG (carteira de identidade).
  • CPF.
  • Carteira de Trabalho.
  • Comprovante de Residência.
  • Comprovante de renda dos últimos 12 meses.
  • Certidão de Nascimento das pessoas que não possuem RG.
  • Histórico Escolar (para aqueles candidatos que sejam estudantes)
  • Comprovante de vacinação.

Contudo, é importante frisar que essa documentação pode variar de acordo com cada estado. Por isso, você precisa se atentar ao processo, para evitar qualquer contratempo.

Como se inscrever no projeto?

Então, as inscrições podem ser feitas diretamente no site do Detran. Para isso, você precisa acessar a página do Detran da sua localidade, em seguida, pesquise os benefícios sociais e se candidate a uma vaga.

O  programa CNH Gratuita oferece várias oportunidades para à população de baixa renda. Isso porque, o projeto disponibiliza acesso gratuito à habilitação, no qual muitas pessoas não podem pagar. 

Além disso, saiba que existem outros programas sociais que oferecem várias oportunidades aos jovens. Quer saber quais são? Então, clique no botão abaixo e confira! 

Juliana Raquel
Escrito por

Juliana Raquel

Carregando… aguarde.

0