Na reta final das eleições 2020 em Manaus, confira resultado da pesquisa eleitoral para prefeitura

A corrida eleitoral continua acirrada em Manaus, entre dois candidatos, Amazonino Mendes (Podemos) e David Almeida (Avante) nestas eleições

A corrida eleitoral continua acirrada em Manaus, como mostra a última pesquisa Ibope divulgada. Os dois primeiros candidatos, Amazonino Mendes (Podemos) e David Almeida (Avante), que estavam tecnicamente empatados nas pesquisas anteriores, se distanciaram um pouco, com vantagem para o candidato do Podemos nestas eleições.

Na reta final das eleições em Manaus, confira resultado da pesquisa eleitoral para prefeitura

Na reta final das eleições em Manaus, confira resultado da pesquisa eleitoral para prefeitura. (Imagem: Google)

O levantamento entrevistou 504 eleitores da capital do Amazonas por telefone, entre os dias 26 e 28 de outubro. O nível de confiança é de 95%. A pesquisa foi encomendada pela Rede Amazônica e registrada na Justiça Eleitoral. Confira o resultado.

Disputa acirrada pela prefeitura de Manaus nestas eleições

O ex-governador do Amazonas e ex-prefeito de Manaus, Amazonino Mendes (Podemos) está com 24% das intenções de voto; enquanto David Almeida (Avante) tem 16%. Ricardo Nicolau (PSD) foi citado por 13% dos entrevistados; Capitão Alberto Neto (Republicanos) por 9% e Zé Ricardo (PT) por 8%. Alfredo Nascimento (PL) e Coronel Menezes (Patriota) têm 5%.

Entre os entrevistados, 10% pretendem anular o voto ou votar em branco, e outros 5% disseram não saber ou optaram por não responder. Os demais candidatos foram citados por menos de 2% do eleitorado, cada. O candidato Marcelo Amil (PCdoB) não foi citado. Os índices foram arredondados, por isso a soma de todos os percentuais pode não totalizar 100%.

Leia mais: Na reta final das eleições 2020 em Porto Velho, veja resultado da pesquisa eleitoral para prefeitura

Em relação à pesquisa anterior, Almeida oscilou três pontos para cima. As intenções para votos brancos e nulos caíram seis pontos, de 16% para 10%. Amazonino Mendes passou de 25% para 24%; David Almeida, de 13% para 16%; Ricardo Nicolau, de 11% para 13% e Zé Ricardo, de 10% para 8%.

No levantamento sobre rejeição, o candidato com maior nível é Alfredo Nascimento, com 36% dos votos, seguido por Amazonino, com 34% e Zé Ricardo, com 24%. A pesquisa questionou em quem os eleitores não votariam de jeito nenhum e permitiu mais de um nome como resposta. O candidato com o menor índice é Gilberto Vasconcelos, com 10%.

Do total, 2% responderam que poderiam votar em todos os candidatos e 6% não souberam responder ou preferiram não opinar. O primeiro turno das eleições 2020 está marcado para o próximo domingo, 15 de novembro. Para votar, é necessário levar um documento com foto.

Mônica Chagas
Escrito por

Mônica Chagas

Mônica Chagas Ferreira é mestranda em Letras pela Universidade Estadual de Maringá (UEM) e formada em Jornalismo pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Como pesquisadora, estuda Análise do Discurso na perspectiva foucaultiana, contemplando relações de saber, poder e política presentes na mídia. Enquanto jornalista, já atuou em rádios e veículos impressos. Atualmente trabalha como assessora de comunicação e redatora do Jornal O Norte.

Carregando… aguarde.

0