Começa no próximo sábado (08) a retomada do comércio em Jericoacoara- CE

A prefeitura de Jijoca de Jericoacoara publicou no sábado, 1, um decreto que autoriza o retorno das atividades comerciais na Vila.

A prefeitura de Jijoca de Jericoacoara publicou no sábado, 1, um decreto que autoriza o retorno das atividades comerciais na Vila de Jericoacoara, um dos principais destinos turísticos do Ceará, a partir deste sábado, 8. Conforme o decreto, hotéis, pousadas e meios de hospedagem, ficam autorizados a retornar com as atividades, seguindo estritamente os protocolos sanitários. 

Começa no próximo sábado (08) a retomada do comércio em Jericoacoara- CE

Começa no próximo sábado (08) a retomada do comércio em Jericoacoara- CE (Imagem: Reprodução Google)

Os restaurantes e barracas de praia/lagoa também poderão funcionar a partir deste sábado, 8, mas com horário específico, de 7h às 18h. A quantidade de pessoas por estabelecimento também fica limitada, sendo assim, o público presencial não poderá exceder 50% da capacidade máxima do local. Após às 18 horas, só ficará permitido os serviços de entrega e retirada de alimentos. 

Ademais, antes da abertura, os estabelecimentos precisam seguir uma série de recomendações da prefeitura, como definir os limites de pessoas nos locais. Assim como, os estabelecimentos são obrigados a medir a temperatura, em termômetro infravermelho, sem contato, dos frequentadores, ficando proibida, portanto, a entrada daqueles que apresentarem temperatura igual ou superior a 37, 5º.  

Os estabelecimentos também são responsáveis por evitar aglomerações, seja no interior ou exterior do local. Em caso de filas, é preciso obedecer o distanciamento mínimo e o utilizar EPIs.

Abertura em Jericoacoara- CE

As praias, as praças e demais espaços de uso coletivo, público e privado, não poderão, no período de emergência em saúde, ser utilizados para a promoção de qualquer atividade coletiva, vedadas aglomerações, reuniões, prática de esportes coletivos, campeonatos, competições, luais, festas, enfim, eventos que envolvam aglomeração e risco coletivo de contaminação.

O uso de máscara de proteção facial também é obrigatório. O decreto também permitiu a prática de atividades esportivas individuais. 

Leia mais: Bares, shows, cinemas e eventos podem voltar a funcionar no Ceará

“Com essa reabertura, a gente espera poder resgatar, de forma gradual, todo esse turismo que deixou de vir para cá. Esperamos que esse turismo volte, de forma gradual e com bastante cautela, para desenvolver toda a economia”, projeta Ricardo Gusso, secretário de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Meio Ambiente de Jijoca de Jericoacoara, em entrevista ao G1.

Conforme o decreto, a autorização para funcionamento das atividades comerciais, está respaldada, entre outras coisas, no baixo índice de transmissão da Covid-19.

Os dados apresentados pela Secretaria Municipal de Saúde de Jijoca de Jericoacoara na reunião do dia 09 de julho de 2020, que demonstram taxas de letalidade e mortalidade serem uma das mais baixas no Ceará, o que indica que as medidas até então tomadas têm surtido efeito e apresentam um panorama positivo, portanto autorizam, por ora, flexibilizar o retorno de algumas atividades econômicas, alterar percentuais e liberar atividades seguindo protocolo da autoridade sanitária municipal”, diz o documento. 

Redação
Escrito por

Redação

Cobertura e repercussão de assuntos que impactam o bolso de todos os brasileiros. A redação do Jornal O Norte traz diariamente assuntos relevantes de uma forma descomplicada e confiável.

Carregando… aguarde.

0