Como emitir a Certidão FGTS? Passo a Passo Completo

Clique aqui e saiba como realizar a sua emissão da Certidão do FGTS, através do nosso Passo a Passo completo. Confira!

Saiba que a Certidão do FGTS é fundamental para você poder comprovar as suas obrigações trabalhistas, principalmente os empresários.

Por isso, você precisa saber como ter esse documento em mãos e evitar qualquer contratempo durante o Saque do FGTS.

Ficou interessado em saber Como Emitir a Certidão de Regularidade? Então confira agora um Passo a Passo completo e detalhado, com todo o processo de emissão!

Quem pode emitir a Certidão do FGTS?

Então, antes de saber como realizar a emissão, saiba se você pode ou não dar início a esse processo da Certidão do FGTS.

  • Empregadores;
  • Funcionários;
  • Empresas reguladas;
  • Instituições públicas e privadas;
  • Qualquer indivíduo que já trabalhou como CLT.

Por fim, todas as pessoas que se encaixam nesse perfil podem realizar a solicitação da Certidão do FGTS.

Além disso, saiba que os trabalhadores podem ter acesso ao extrato individual. Ou seja, você pode acompanhar todos os depósitos do seu Fundo de Garantia por Tempo de Serviço.

Lembre-se que essa é uma das principais etapas, no qual você precisa prestar bastante atenção na hora de realizar a emissão da Certidão do FGTS.

Dessa forma, você evita qualquer contratempo.

Como realizar a emissão da Certidão do FGTS?

Para você realizar a sua emissão da Certidão do FGTS, é necessário seguir alguns passos para evitar qualquer problema durante o processo. 

Por isso, trouxemos um passo a passo detalhado, no qual vai ensinar você a como realizar a emissão da Certidão de Regularidade do FGTS. Confira!

Então, saiba que esse processo  é simples de fazer, além de ser totalmente gratuito e pode ser feito através da internet, exclusivamente pelo site da Caixa Econômica.

  • Primeiramente, acesse o site oficial da Caixa;
  • Em seguida, procure pela opção Serviço do Cidadão;
  • Após isso, clique na opção “Consulta Regularidade do Empregador“;
  • Em seguida, informe a inscrição da Empresa, CNPJ ou CEI, somente números;
  • Depois, selecione a estado onde a empresa está registrada;
  • Então, digite o código de verificação correto;
  • Após isso, clique em “Consultar e depois;
  • Por fim, clique em “Obtenha o Certificado de Regularidade do FGTS”.

Pronto! Após realizar todo esse processo, saiba que o documento será validado, em seguida, ficará disponível para realizar a impressão.  

Além disso, é importante ressaltar que o histórico da emissão ficará disponível por dois anos, no sistema da Caixa Econômica. 

Dessa forma será possível realizar a consulta ou a certificação de autenticidade sempre que precisar, claro, apenas durante esse período.

Qual a diferença entre Guia e Certidão do FGTS?

É possível que muitas pessoas ainda confundem a Certidão do FGTS, com a Guia do FGTS. Contudo, é importante destacar que ambas possuem características, que as diferenciam.

Isso porque, a guia de recolhimento é um documento, no qual é gerado um código de barras, onde é constituída com os dados dos trabalhadores.

Além disso, é usada para quitar o débito do FGTS.

No entanto, já a Certidão de FGTS, é uma espécie de comprovante, onde garante a regularidade dos pagamentos, além do cadastro de cada funcionário da empresa.

Por isso, a Certidão do FGTS é um documento essencial, principalmente para os empresários, donos de organizações privadas.

Qual a validade do documento de regularidade?

Então, após a sua emissão, a Certidão de Regularidade do FGTS possui validade de 30 dias. No entanto, é possível fazer a renovação por mais 10 dias, antes da data de vencimento.

Mas afinal, como você consegue fazer essa renovação? Então, é muito fácil, basta acessar o site oficial da Caixa Econômica Federal. 

Em seguida, procure pela opção “Verifique a Renovação do CRF, após isso, clique no botão “Renove o Certificado de Regularidade do FGTS – CRF”. Dessa forma, é possível fazer o progresso de renovação.

O que acontece se não pagar o FGTS?

Caso você não pague o FGTS dos seus funcionários, a empresa será multada, além de pagar juros mensais por atraso. 

Além disso, é importante destacar que os juros são de 0,5% mensal, por atraso ou o não pagamento do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço.

Viu só como a Certidão do FGTS é um documento super importante, tanto para o trabalhador, quanto para o empresário? Por isso, você precisa conhecer todo o processo.

Agora, se você quer sacar o seu FGTS, então basta clicar no botão e conferir um passo a passo detalhado.

Juliana Raquel
Escrito por

Juliana Raquel

Carregando… aguarde.

0