Como pagar a guia do eSocial com PIX? Veja o passo a passo completo!

Em 2021, empregadores poderão pagar a Guia do DAE, do eSocial, por meio do PIX. Veja o passo a passo de como se cadastrar.

Em 2021, empregadores poderão pagar a Guia do Documento de Arrecadação do Simples Doméstico (DAE), do Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais Previdenciárias e Trabalhistas (eSocial), por meio do PIX. O novo sistema de pagamentos e transferências do Banco Central foi pensado para simplificar transações financeiras utilizando chaves para pagamentos.

Como pagar a guia do eSocial com PIX? Veja o passo a passo completo!

Como pagar a guia do eSocial com PIX? Veja o passo a passo completo! (Imagem: Divulgação Seteco)

Com ele, também será possível diminuir a burocracia e facilitar os pagamentos em dia para empregadores. Confira o passo a passo de como gerar o DAE e pagar utilizando o novo sistema.

Passo a passo para pagar o eSocial com PIX

Primeiramente, abra o aplicativo do eSocial Doméstico, disponível para o sistema Android ou iOS, ou a plataforma on-line e clique em “Ainda não sou cadastrado”. Depois, é necessário selecionar CPF ou CNPJ para se cadastrar e preencher os dados restantes; então, clique em “Avançar”.

Por último, preencha o campo “Título de eleitor”, crie uma senha, confirme a senha e clique em “Gerar código”. O código gerado é necessário para fazer login na plataforma. Para finalizar o cadastro, cliquem em “Salvar”. Depois, é preciso cadastrar os empregados na plataforma para acessar o app do eSocial.

Com os cadastros efetivados, é possível gerar o DAE para pagar usando o PIX. O primeiro passo é efetuar login por meio do app eSocial Doméstico. Depois, clique em “Encerrar folha” para gerar o comprovante de pagamento do DAE. Com o documento emitido, será gerado automaticamente um QR Code na guia de pagamento. Para pagar, abra o aplicativo do banco na aba PIX e escaneie o QR Code gerado.

Leia mais: Ministério da Economia define NOVA data para recolhimento do FGTS pelo PIX em 2021

Para fazer um pagamento com o PIX é necessário que você tenha uma chave cadastrada. O procedimento é feito no aplicativo do banco. As chaves do Pix são os métodos de identificação para realizar pagamentos pelo sistema. Assim, não é necessário informar agência e conta bancária para receber uma transferência.

É possível vincular para uma chave o CPF, o número de celular, o endereço de e-mail ou criar um código aleatório.

Para cadastrar, selecione a aba “PIX” no aplicativo da instituição financeira e clique em “Minhas chaves” e em seguida “Cadastrar chave”. Você pode escolher uma das opções e utilizar os dados para fazer ou receber transferências.

Mônica Chagas
Escrito por

Mônica Chagas

Mônica Chagas Ferreira é mestranda em Letras pela Universidade Estadual de Maringá (UEM) e formada em Jornalismo pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Como pesquisadora, estuda Análise do Discurso na perspectiva foucaultiana, contemplando relações de saber, poder e política presentes na mídia. Enquanto jornalista, já atuou em rádios e veículos impressos. Atualmente trabalha como assessora de comunicação e redatora do Jornal O Norte.

Carregando… aguarde.

0