Ministério da Economia define NOVA data para recolhimento do FGTS pelo PIX em 2021

A nova modalidade de pagamento PIX que garante rapidez e agilidade vai realizar o recolhimento do FGTS a partir do próximo ano.

O Ministério da Economia havia anunciado na terça-feira (22) que o Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) ia ser recolhido através da nova modalidade de pagamento PIX em janeiro de 2021. O anúncio foi divulgado na 11ª reunião plenária do Fórum PIX. Porém, doi dias depois, o Ministério voltou atrás e resolveu adiar o feito. Neste sábado (26), o Governo divulgou o mês de maio para início da retirada do benefício pelo PIX.

Ministério da Economia define NOVA data para recolhimento do FGTS pelo PIX em 2021

Ministério da Economia define NOVA data para recolhimento do FGTS pelo PIX em 2021 (Imagem: Montagem/Jornal O Norte)

O projeto tem por nome FGTS Digital e promete facilidade de arrecadação do benefício. Como o PIX é um novo jeito de realizar transferência no Brasil e com garantias de agilidade e eficiência, a parceria do Ministério da Economia com o Banco Central está em processo de construção.

A proposta da Secretaria Especial de Previdência e Trabalho do Ministério da Economia (SEPRT-ME) foi assinada na semana anterior e o objetivo da parceria é que seja desenvolvido um interesse mútuo e que proporcione o máximo de facilidade à população.

Outro feito que impulsionou esta iniciativa, é a necessidade de diminuir a emissão de guias. Isso porque só em 2019, foram emitidas em média 70 milhões de documentos.

Leia mais: FGTS poderá ser recolhido com PIX a partir de 2021? Entenda como irá funcionar

Facilidades do PIX além do FGTS

Muitas facilidades já estão previstas para 2021. Por meio do aplicativo, poderão ser realizados saques em lojas. A promessa está marcada já para o primeiro semestre e com a facilidade não será necessário a utilização de agências ou caixas eletrônicos para a realização da transação.

O método pode funcionar como um ressarcimento da dívida, isto é, o comprador pode realizar o pagamento da compra em formato PIX com um valor acima do produto e o preço restante pode ser devolvido em formato de papel moeda pelo dono do estabelecimento.

Outra facilidade programada é o pagamento das contas de energia. Com o pagamento pelo PIX, há a probabilidade do débito ser repassado com um valor abaixo do antigo. Isso porque os custos operacionais serão reduzidos com essa facilidade.

Leia mais: Melhore suas finanças com ESSAS atitudes em 2021

A tecnologia NFC será usada em favor da população para que seja feito o pagamento por aproximação em que há a conexão de dispositivos para que seja realizada a transação. Essa modalidade já é efetuada por alguns cartões de crédito e será um serviço disponibilizado pelo PIX.

Outros serviços como débito automático, compra de carros, aquisição de imóveis também serão oferecidos pela nova plataforma.

Redação
Escrito por

Redação

Cobertura e repercussão de assuntos que impactam o bolso de todos os brasileiros. A redação do Jornal O Norte traz diariamente assuntos relevantes de uma forma descomplicada e confiável.

Carregando… aguarde.

0