Como se Cadastrar no Família Carioca e Receber R$ 200 mensais
Saiba como se cadastrar no programa Família Carioca e receber uma renda a mais para o seu sustento. Confira os detalhes!
Saiba que você pode garantir um complemento para sua renda mensal, se cadastrando no Família Carioca? O programa financeiro oferece auxílio nos custos de alimentação, além de outros itens de supermercado.
O projeto destina determinada quantia financeira aos beneficiários, através de um cartão disponibilizado pelo programa.
Aprenda agora a como se cadastrar no Programa Família Carioca, através de um passo a passo detalhado, mostrando todas as etapas.
Quem pode se cadastrar no Família Carioca?
Assim como o programa Bolsa Família, o Família Carioca estabelece alguns critérios de participação neste projeto.
Assim, o Governo do Estado consegue selecionar e direcionar o benefício financeiro às famílias mais necessitadas.
Para você quais são esses requisitos, trouxemos uma lista abaixo com todos os critérios que precisam ser cumpridos pelos participantes. Entre eles, estão:
- Famílias com registro no sistema Cadastro Único (atualizado nos últimos 24 meses);
- Famílias que fizeram a inclusão/atualização cadastral no CadÚnico até dia 12 de fevereiro de 2021;
- Famílias com perfil de extrema pobreza;
- Famílias com renda per capita de até r$178,00;
- Famílias cujo CPF do responsável familiar esteja registrado no Cadastro Único;
- Famílias que não estavam na folha de pagamento do programa bolsa família em março de 2021.
Se você atende todos os critérios solicitados, pode dar entrada no seu cadastro do Família Carioca para receber o benefício.
Atenção! Estar inscrito no CadÚnico é um dos critérios indispensáveis para você poder participar do programa, além de ser beneficiário do Bolsa Família.
Por isso, caso seu cadastro não esteja atualizado, recomendamos fazer o quanto antes para garantir o seu benefício financeiro do Família Carioca.
Como se cadastrar no Programa Família Carioca?
O processo de cadastro no programa Família Carioca é bem simples de fazer, no qual pode ser realizado através de solicitação na Prefeitura do Rio de Janeiro.
Ou também, você pode estar realizando a sua solicitação em umas das unidades dos Centros de Referência da Assistência Social espalhados pela cidade.
Para isso, basta comparecer em um dos CRAS, com o documento necessário, como RG e o número de identificação social.
Em seguida, solicitar a sua participação nesse programa de complemento de renda do Governo do Estado.
Além disso, é importante ressaltar que a aprovação da participação no programa, além do valor definido, é feita através do Cadastro Único. Isso porque, o sistema fará análise das suas informações disponibilizadas, avaliando renda familiar, quantidade de metros, entre outros critérios.
Como saber se estou participando?
Para consultar a sua participação no programa da Prefeitura do Rio de Janeiro, o órgão responsável disponibiliza alguns canais de atendimento.
Entre eles, está o por telefone, através do número 1746, contato exclusivo da central de atendimento do benefício financeiro.
Além disso, você também pode consultar seus benefícios pela internet, através do site oficial do Carioca Digital.
- Primeiramente, informe seu CPF;
- Em seguida, confirmar Captcha;
- Por fim, clique em continuar.
Quem é responsável pelo pagamento do benefício?
O órgão responsável pela realização dos pagamentos do programa Família Carioca é a Caixa Econômica Federal.
A instituição bancária também é responsável pelo pagamento do Bolsa Família, além de outros benefícios sociais do governo.
Pagamento do Família Carioca
Como o pagamento é parecido com o Bolsa Família, realizado pela Caixa Economia, os beneficiários recebem o auxílio por meio de um cartão.
Esse cartão é emitido automaticamente pela Caixa Econômica aos beneficiários do programa.
Contudo, é importante ressaltar que esse cartão é diferente do cartão do Bolsa Família. Por isso, não tem como você receber o auxílio é apenas um.
Por essa razão, a Caixa disponibiliza outro cartão, que é destinado exclusivamente ao programa Família Carioca.
Quantas pessoas por família podem receber o auxílio?
Saiba que cada família tem direito de receber apenas uma parcela do valor, independente da quantidade de pessoas na família.
Isso porque, o benefício financeiro do programa será disponibilizado direto no CPF do responsável cadastrado no CadÚnico. Além disso, é importante ressaltar que esse CPF é selecionado exclusivamente pelo sistema do Cadastro Único do Governo Federal.
Viu só como o programa Família Carioca é fundamental para muitas famílias brasileiras? Por isso, não perca a oportunidade de se inscrever.
Além disso, existem outros benefícios sociais, que oferecem suporte a muitos. Quer saber quais são? Então, clique no botão abaixo e conheça cada um deles.