Como Solicitar a Aposentadoria para Pessoa de Baixa Renda

Saiba como solicitar a sua Aposentadoria para Pessoa de Baixa Renda e garantir seu benefício financeiro. Confira!

Se você não tem nenhum trabalho formal ou rendimento, saiba que é possível se aposentar com  a Aposentadoria para Pessoa de Baixa Renda. 

Isso porque, esse benefício social garante um suporte financeiro a todos que fazem parte desse grupo. Contudo, saiba que você precisa se encaixar em algumas regras.

Ficou interessado em saber como solicitar o benefício previdenciário? Continue por aqui e confira um Passo a Passo detalhado sobre o processo de inscrição.

Quem tem direito a Aposentadoria para Pessoa de Baixa Renda?

Contudo, antes de você saber como realizar a sua solicitação, é fundamental conhecer os principais requisitos para garantir seu direito ao benefício.

Dessa forma, é possível evitar qualquer contratempo durante o processo de solicitação, possibilitando receber a contribuição mensal do INSS. 

Então, para você garantir o direito a solicitação, você precisa se encaixar nas seguintes regras:

  • Não ter renda renda própria de qualquer natureza, a não ser do Bolsa Família;
  • Não ter nenhuma atividade remunerada;
  • Ter uma renda familiar mensal de até dois salários-mínimos;
  • Exercer apenas atividades do lar, ou seja, ser dona de casa;
  • Ser inscrito no CadÚnico.

Lembrando que o último requisito é essencial para garantir seu direito ao benefício previdenciário. Isso porque, é através do CadÚnico que o Governo Federal consegue identificar as famílias de baixa renda.

Saiba como se inscrever CadÚnico

O Cadastro Único é um programa que ajuda na identificação das famílias brasileiras de baixa renda.

Então, para se inscrever, basta comparecer ao CRAS, Centro de Referência em Assistência Social, mais próximo da sua residência. 

Contudo, é importante ressaltar que você precisa levar alguns documentos básicos para realizar o cadastro.

  • RG ou qualquer documento com foto;
  • CPF;
  • Título de Eleitor. 

E na hora de realizar o cadastro dos outros membros da sua família, é necessário levar os documentos de cada um. 

  • Certidão de nascimento;
  • Certidão de casamento;
  • Comprovante de  CPF;
  • Carteira de identidade (RG);
  • Carteira de trabalho; 
  • Título de Eleitor.

Essa é uma das principais etapas que você precisa se atentar, principalmente para evitar qualquer contratempo durante a sua solicitação.

Como solicitar o Benefício Previdenciário?

Então, para realizar a solicitação da Aposentadoria para Pessoa de Baixa Renda, é necessário acessar o site oficial do INSS aqui.

Em seguida, realizar a solicitação de “Contribuinte Facultativo” e preencher um questionário, com os principais dados. Após isso, as guias de pagamento serão liberadas para você garantir o seu benefício.

Como contribuir sendo baixa renda?

Então, para você garantir seu benefício da Aposentadoria para Pessoa de Baixa Renda, é necessário que o contribuinte faça o pagamento mensal. 

Para isso, você precisa preencher GPS, ou carnê do INSS com as principais informações solicitadas. Lembrando que pode ser feito pela internet ou manualmente. 

Você consegue acessar no próprio site da Receita Federal. Em seguida, é preciso escolher o tipo de contribuição, que, no caso, é o da alíquota de 5%.

Por fim, basta realizar o pagamento da guia, mensalmente, através do banco, casas lotéricas ou mesmo pelo internet banking. Além disso, saiba que ele precisa ser realizado até o dia 15 de cada mês.

Lembrando que a contribuição é facultativa para essa população. Ou seja, você não é obrigado a contribuir mensalmente com o INSS.

Contudo, caso queira garantir a Aposentadoria para Pessoa de Baixa Renda, é necessário realizar a contribuição.

Vantagens de contribuir com a Aposentadoria para Pessoa de Baixa Renda

Então, além de você garantir sua aposentadoria, existem outros benefícios sociais que essa contribuição possibilita. Por isso, vale a pena investir nessa contribuição do INSS. 

Abaixo, você confere os principais benefícios que os contribuintes de baixa renda podem ter direito. 

  • Pensão por morte;
  • Salário maternidade;
  • Auxílio-acidente;
  • Auxílio-reclusão;
  • Auxílio-doença;
  • Aposentadoria por invalidez;
  • Aposentadoria por idade.

Além disso, é importante ressaltar que o contribuinte dessa modalidade não tem direito de se aposentar por tempo de contribuição. Por isso, é importante dar atenção a essas principais informações.

Quando é possível se aposentar com esse benefício?

Então, existe uma determinada situação que os beneficiários da Aposentadoria para Pessoa de Baixa Renda podem solicitá-la. Nesse caso, essa modalidade está disponível apenas para se aposentar por idade.

Dessa forma, você pode solicitar o benefício quando: alcançar a idade de 65 anos, caso seja homem. Já as mulheres, é necessário possuir idade de 63 anos.

A Aposentadoria para Pessoa de Baixa Renda oferece mais qualidade de vida, principalmente àqueles que mais necessitam. Por isso, é importante realizar a contribuição.

Além disso, saiba que existem outros benefícios previdenciários, o qual garante melhorias aos brasileiros. Quer conhecer eles? Então, clique no botão abaixo e confira todos!

Juliana Raquel
Escrito por

Juliana Raquel

Carregando… aguarde.

0