Como solicitar o Auxílio-Acidente e ter direito ao Benefício Indenizatório
Saiba aqui como solicitar o Auxílio-Acidente, quem tem direito e entre outras informações referentes à este benefício!
Para passar a receber o Auxílio-Acidente é necessário fazer a solicitação, passando por todas as etapas de realização desse serviço. Após a solicitação, o trabalhador segurado precisa aguardar a resposta do INSS. Apenas depois disso, se aprovado, é que ele começa a receber o benefício indenizatório.
Ao contrário do que muita gente pensa, o processo de solicitação é simples. Porém, é de suma importância estar ciente de como funciona, pois há detalhes que precisam se levados em consideração.
A seguir, trouxemos informações importantes referentes ao processo de solicitação do benefício indenizatório. Então, siga nos acompanhando para conferir e ficar por dentro de todas elas.
Regras para solicitar o Auxílio-Acidente
O Auxílio-Acidente é um benefício indenizatório destinado aos trabalhadores que sofreram algum tipo de acidente ou contraíram algum tipo de doença no trabalho. Devido a isso, passam a receber a indenização, mas podem retornar ao trabalho normalmente e ainda têm o direito de receber o salário de forma integral, caso estejam possibilitados à isso.
Este benefício é pago apenas há algumas categorias de segurados. São elas:
- Empregados urbanos ou rurais;
- Segurados especiais;
- Empregados domésticos;
- Trabalhadores avulsos.
Além de ser preciso se encaixar nessas categorias, é necessário atender aos requisitos seguintes:
- Qualidade de segurado:
- Estar contribuindo para o INSS;
- Ou estar no período de graça.
- Ter sofrido acidente ou, então, adquirido alguma doença, relacionados ou não ao trabalho;
- Redução parcial e permanente da capacidade para o trabalho;
- Relação entre o acidente sofrido e a redução da capacidade laboral, o chamado nexo causal.
Quando é possível requerer o benefício indenizatório?
Muitas pessoas têm dúvidas sobre quando é possível solicitar o Auxílio-Acidente. O mesmo será devido a partir do término do pagamento do Auxílio-Doença, que é quando o segurado poderá voltar ao trabalho, caso tenha possibilidades.
Caso seja aprovada a redução da capacidade, o trabalhador passará a receber automaticamente o Auxílio Acidente.
Mas é importante salientar que há casos em que o trabalhador não tenha recebido o auxílio-doença. Nesse caso, a solicitação deverá ser feita após a consolidação das sequelas. O pagamento começará a ser feito a partir da solicitação no INSS, que possui um prazo de até 45 dias.
Etapas do processo de solicitação do benefício
Há algumas etapas à serem seguidas para finalmente passar a receber o benefício indenizatório de forma mensal. Veja a seguir quais são elas:
- Solicitação do benefício;
- Agendamento da perícia médica;
- Comparecimento à perícia médica;
- Acompanhamento do status da solicitação;
- Recebimento da resposta;
- Liberação do benefício.
Passo a Passo de como solicitar o Auxílio-Acidente
Se você se encaixa nas regras estabelecidas pelo benefício e está precisando ser contemplado com as parcelas mensais, saiba que é necessário fazer a solicitação.
Como visto anteriormente, o segurado precisa passar por algumas etapas, sendo uma delas a solicitação do benefício. A seguir, elaboramos um simples passo a passo para que você tenha noção de como funciona. Confira:
Faça a solicitação no site Meu INSS
Acesse o site oficial do Meu INSS ou baixe o aplicativo disponível para Android e IOS. Faça login informando o seu CPF e a senha cadastrada no portal Gov.br.
Agende a perícia médica
Tendo acesso aos serviços disponíveis, clique em “Agendamentos/Requerimentos”. Após isso, selecione a opção “Perícia” e faça o agendamento da consulta para comprovar seu direito ao auxílio acidente.
Escolha a data, hora e local para realizar a perícia com um médico do próprio INSS.
Compareça à perícia médica
Na data marcada, compareça à perícia médica no local e horário marcado. Apresente todos os documentos necessários e tenha em mente que passará por alguns exames, inclusive exames físicos.
Acompanhe o status do pedido e receba a resposta
Com a perícia feita, agora basta apenas acompanhar o status do pedido pelo Meu INSS. Nessa etapa, você poderá ter o auxílio deferido ou indeferido. Caso seja negado, ainda há possibilidades de recurso e ação judicial. Se aprovado, você já começará a receber o valor que tem direito.
Documentos necessários
É de suma importância estar ciente que serão solicitados alguns documentos. Confira a seguir quais são eles:
- Documento de identificação (RG, carteira de trabalho, etc.) e CPF
- Carteira de trabalho (CTPS)
- Atestados médicos que comprovem a redução na capacidade laboral definitiva, seja qual for o grau
- Exames como radiografias, ressonâncias e tomografias, se aplicável
- Comunicação de Acidente de Trabalho (CAT), se for do tipo acidentário
- Receituários médicos
- Outros documentos que ajudem a comprovar as sequelas.