Como votar nas Eleições 2022: Confira o passo a passo

A eleição está se aproximando. É importante saber como votar nas Eleições 2022. Confira aqui o passo a passo e as principais informações sobre!

O primeiro turno das eleições está se aproximando, sendo dia 2 de outubro. Com isso, uma das perguntas mais frequentes pesquisadas é “Como votar nas eleições 2022?”, segundo dados compilados pela empresa. Preparamos esse post especialmente para responder a sua pergunta, além de outras perguntas. Confira!

Nas últimas semanas perguntas referentes as eleições 2022 tem aumentado. As respostas para as perguntas foram baseadas segundo informações divulgadas pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e pelos Tribunais Regionais Eleitorais (TREs).

Como votar nas Eleições 2022: Confira o passo a passo (Imagem: Divulgação)

Qual o dia da Eleição 2022?

O primeiro turno será no dia 2 de outubro, sendo essa votação para cinco cargos:

  • Deputado Estadual;
  • Deputado Federal;
  • Senador;
  • Governador;
  • Presidente.

Dependendo dos resultados, é possível haver o segundo turno no dia 30 de outubro, para cargos de governador e presidente. Os demais cargos são decididos no primeiro turno.

Os eleitores têm de 8h até às 17h, tendo como referência o horário de Brasília, para realizar as votações. Alguns Estados como o Acre e Amazonas terão de 6h às 15h para realizar a votação e Rondônia, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Roraima terão de 7h às 16h, já que a uniformização dos horários é um diferencial nesta eleição.

Com qual idade pode votar nas Eleições 2022?

A partir dos 16 anos, pode votar. É uma escolha pessoal, sendo facultativa, mas, a partir dos 18 anos, até o dia da votação, é obrigatório. O voto também é facultativo para maiores de 70 anos e analfabetos.

Pode votar em outro município?

Todos os eleitores possuem seu domicílio eleitoral, não é possível estar vinculado a mais de um. Existe a opção do voto em trânsito, solicitando votar em outro domicílio eleitoral, que seja uma capital ou cidade com mais de 100 mil eleitores. Porém, há um período para o pedido do voto em trânsito, nesse ano, foi em 18 de agosto.

É possível votar apenas com a identidade?

Caso o eleitor saiba seu local de eleição, sim, ele pode votar apenas com o documento oficial com foto. Os documentos aceitos para efetuar a votação são:

  • Carteira de identidade;
  • Passaporte;
  • Carteira de categoria profissional
  • Certificado de reservista;
  • Carteira de trabalho;
  • CNH.

Como votar nas Eleições 2022?

É muito importante saber com antecedência em quem você deseja votar, assim como o seu local de votação. Através do site do TSE, atendimento presencial, telefone público (atendimento TREs) ou aplicativo e-Título é possível verificar o seu local.

O TSE criou um simulador de votação no qual o eleitor pode mexer na urna digital, para preparação do mesmo. No simulador é possível “votar” na ordem em que os cargos aparecem na urna para votação do primeiro turno:

  1. Deputado Estadual;
  2. Deputado Federal;
  3. Senador;
  4. Governador;
  5. Presidente.

É importante que o eleitor:

  • Adicione o número do candidato;
  • Após adicionar o número do candidato, confira o nome e a pessoa da fotografia do candidato ou candidata;
  • Aguarde um segundo para confirmar o voto.

Na cabine de votação são proibidos o uso de aparelho celular ou qualquer outro meio de fotografia e filmagem que possa violar o sigilo do voto. É preciso deixar o equipamento com o mesário antes de votar.

Uma observação importante dada pelo TSE é que os eleitores levem consigo algum papel com os números dos seus candidatos. Para consultar os candidatos e seus números, por região, consulte o site Divulgação de Candidaturas e Contas Eleitorais.

Perguntas respondidas, basta aguardar o dia da eleição 2022 e votar em quem preferir.

 

 

Alvaro
Escrito por

Alvaro

Carregando… aguarde.

0