‘O Amazonas é o primeiro estado a retomar as atividades presenciais’ diz secretário da SEDUC

Na última segunda-feira (10), o Governo do estado do Amazonas retomou as aulas presenciais em 123 escolas do Ensino Médio da rede pública.

Na última segunda-feira (10), o Governo do estado do Amazonas retomou as aulas presenciais em 123 escolas do Ensino Médio da rede pública de Manaus. Sendo assim, de acordo com as medidas de prevenção do protocolo da Fundação de Vigilância em Saúde do estado (FVS-AM). Aliás, cerca de 100 mil alunos retornaram aos estudos presenciais, de forma gradativa. 

'O Amazonas é o primeiro estado a retomar as atividades presenciais' diz secretário da SEDUC

‘O Amazonas é o primeiro estado a retomar as atividades presenciais’ diz secretário da SEDUC (Imagem: Reprodução Google)

Conforme informado pelo governo, foram realizados os procedimentos de segurança para o retorno, como aferição da temperatura e distribuição de máscaras. Além disso, também foram aplicados os tapetes sanitizante para higienização dos sapatos, e totem de álcool em gel para limpeza das mãos. 

Ainda assim, dentro das salas de aulas, os alunos tiveram que utilizar as carteiras sinalizadas, a fim de manter o distanciamento social de 1,5 entre si. Aliás, segundo o governo, o protocolo de distanciamento é obrigatório dentro das instituições; Inclusive em espaços como o banheiro. 

Aliás, ainda em relação à aferição das temperaturas, quem registrar temperatura acima de 37,5ºC deverão aguardar e, logo após, repetir o processo de medição. Assim, caso ainda esteja mostrando como temperatura elevada, o mesmo será encaminhado por um funcionário da escola para aplicação da medida de segurança. Em que o aluno deverá ficará isolado e os pais e responsáveis serão acionados. 

Retorno das aulas em Amazonas 

Segundo o Secretário de Educação e Desporto do estado do Amazonas, Luís Fabian Barbosa, a volta às aulas presenciais faz parte de um plano elaborado por diversas entidades, seguindo assim com o protocolo de segurança.

Ainda segundo o secretário, o estado foi o primeiro retorno das atividades. Ademais, a retomada se dá após quatro meses em que a capital, Manaus, sofreu com colapsos no sistema de saúde e funerário, devido a pandemia do novo coronavírus (Covid-19). O Amazonas é o primeiro estado a retomar as atividades presenciais“, disse. 

Leia mais: Crise: No Amazonas, mais de 14 mil vagas de emprego foram fechadas em 2020

Esse trabalho culminou com a elaboração de um plano seguro de retomada das atividades presenciais, que contou com a participação dos órgãos de controle, dos sindicatos representativos da categoria, dos pais dos alunos e da comunidade escolar. Essa retomada representa a possibilidade de voltar a transformar esses jovens e criar perspectivas melhores para o futuro deles”, disse. 

Em Amazonas, até o fechamento desta matéria, são 107.197 casos confirmados de coronavírus. Além disso, houveram 3.384 mortes por conta da Covid-19. 

Infraestrutura e higienização

Conforme publicado no site do governo, foram investidos mais de R$ 10 milhões para adequação das estruturas das escolas. Além de aquisição de EPIs (Equipamentos de Proteção Individual), a fim de prevenir a contaminação e proliferação da doença. 

As escolas estão devidamente equipadas. Os alunos estão recebendo as suas máscaras, e quando chegam na escola, eles têm a sua temperatura aferida, têm as pias à disposição para a lavagem das mãos, totens de álcool em gel, número reduzido de alunos nas salas de aula. Enfim, tudo para garantir a saúde e o bem-estar de todos”, informou Luís Fabian.

 

Redação
Escrito por

Redação

Cobertura e repercussão de assuntos que impactam o bolso de todos os brasileiros. A redação do Jornal O Norte traz diariamente assuntos relevantes de uma forma descomplicada e confiável.

Carregando… aguarde.

0