Confira notas de corte do SISU para os cursos MAIS concorridos

O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) é a principal forma de ingresso no ensino superior para estudantes brasileiros. Saiba como funciona!

O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) é a principal forma de ingresso no ensino superior para estudantes brasileiros. A classificação considera a média de notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), adiado para janeiro e fevereiro de 2021. Com isso, as inscrições do Sisu devem abrir só em abril do ano que vem, mas os estudantes já estão atentos às notas de corte dos cursos mais concorridos.

Confira notas de corte do SISU para os cursos MAIS concorridos

Confira notas de corte do SISU para os cursos MAIS concorridos. (Imagem: Montagem / Jornal O Norte)

A nota de corte representa a menor nota necessária para aprovação e oscila durante o processo de inscrições. Pelo sistema, o estudante consegue consultar a nota e alterar suas opções de curso durante o período de inscrições. A nota de corte final é a última, calculada quando as inscrições são encerradas. Confira as notas dos principais cursos procurados no Brasil.

Notas de corte do Sisu por curso

Para o curso de Medicina, geralmente o mais concorrido das universidades, a menor nota de corte foi observada na Universidade Federal Rural do Semi Árido (UFERSA), 769.73. A maior nota das últimas edições foi 901.5, na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

Para o curso de Administração, a menor nota de corte foi do Instituto Federal de Educação e Tecnologia do Piauí (IFPI), que apresentou 570.33 na nota final. A maior nota foi 771.1 na Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto (Fearp). No curso de Direito, a menor nota de corte foi da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), 647.38 e a maior em todo o país foi 729.71, da Universidade Federal do Paraná (UFPR).

Leia mais: MEC volta atrás e toma NOVA decisão sobre uso do Enem 2020 no SISU 2021

Para calcular a média do Enem, basta somar as notas das cinco provas, incluindo a redação, e dividir por cinco. Algumas instituições de ensino consideram a média ponderada, com pesos diferentes para cada uma das provas. Desta forma, a média é obtida pela soma das cinco notas multiplicadas pelos respectivos pesos e dividida pela soma dos pesos.

As provas impressas do Enem 2020 serão aplicadas nos dias 17 e 24 de janeiro de 2021 e a versão digital nos dias 31 de janeiro e 7 de fevereiro. O edital do Sisu deve ser divulgado no início do ano.

 

Mônica Chagas
Escrito por

Mônica Chagas

Mônica Chagas Ferreira é mestranda em Letras pela Universidade Estadual de Maringá (UEM) e formada em Jornalismo pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Como pesquisadora, estuda Análise do Discurso na perspectiva foucaultiana, contemplando relações de saber, poder e política presentes na mídia. Enquanto jornalista, já atuou em rádios e veículos impressos. Atualmente trabalha como assessora de comunicação e redatora do Jornal O Norte.

Carregando… aguarde.

0