MEC volta atrás e toma NOVA decisão sobre uso do Enem 2020 no SISU 2021

MEC teve nova decisão acerca do uso do Enem no programa SISU 2021, deixando as inscrições para abril do próximo ano. Confira as novidades!

Com divergência de informações, MEC (Ministério da Educação) deu orientações diferentes em menos de dois dias sobre as datas e processo do SISU 2021 (Sistema de Seleção Unificada). A pasta teve nova decisão acerca do uso do Enem 2020 no programa do Governo Federal, deixando as inscrições para abril do próximo ano.

MEC volta atrás e toma NOVA decisão sobre uso do Enem 2020 no SISU 2021 (Imagem: ADAILTON DAMASCENO/FUTURA PRESS)

MEC volta atrás e toma NOVA decisão sobre uso do Enem 2020 no SISU 2021 (Imagem: ADAILTON DAMASCENO/FUTURA PRESS)

Na quinta-feira (10), em evento de entrega do prédio de Medicina da UFPE, em Caruaru, o ministro chegou a mencionar à ABTV (TV Asa Branca e da TV Jornal) que as inscrições aconteceriam ainda em janeiro com a possibilidade de uso da nota do Enem de edições anteriores a 2020, prometendo a divulgação do calendário ainda na mesma semana.

Já na sexta-feira (11), em nota à imprensa, o MEC anunciou o mês de abril como o escolhido para o início do processo de seleção, alegando que a decisão foi tomada em razão do adiamento da aplicação das provas do Enem de 2020, cujo resultado será divulgado em março de 2021; exigindo a nota do Enem 2020 (Exame Nacional do Ensino Médio) para a seleção.

Leia mais: Preparado para o Enem 2020? Veja dicas de como não ZERAR a redação

Edital Sisu 2021

Apenas após a divulgação dos resultados do Enem 2020 é que será publicado o edital do processo de seleção do Sisu correspondente ao 1° semestre de 2021, em março.

De acordo com o portal Mundo Educação, esse é o período em que deve estar sendo concluído o semestre letivo de 2020 de grande parte das instituições ensino superior públicas. Normalmente, o SiSU utiliza as notas do Enem do ano anterior como forma de seleção, ocorrendo geralmente ocorre em janeiro.

A prova do Enem 2020 será aplicada nos dias 17 e 24 de janeiro (prova impressa) e 31 de janeiro e 7 de fevereiro (prova digital), com as notas sendo liberadas em março.  As mudanças nas datas aconteceram em razão da pandemia do novo coronavírus, por hora, sem intensão do MEC de um novo adiamento da realização do exame.

Leia mais: Enem 2020: Novo avanço da Covid-19 vai ADIAR o exame? Inep se posiciona

ProUni e Fies

O MEC já anunciou os cronogramas do ProUni (Programa Universidade para Todos) e do Fies (Fundo de Financiamento Estudantil) para o próximo ano, onde ambos acontecerão em janeiro. Os dois programas também usam o Enem como forma de seleção. Sendo assim, as notas do Enem 2020 também não poderão ser usadas.

Louise
Escrito por

Louise

Jornalista graduada pela FAPCOM (Faculdade Paulus de Tecnologia e Comunicação). Foi repórter do site MigraMundo e Startupi, atuou na comunicação de ONG e em assessoria de imprensa. Atualmente trabalha como jornalista freelancer e redatora do Jornal O Norte.

Carregando… aguarde.

0