Bolsa Permanência: Conheça o programa e saiba como funciona

Saiba como funciona o Bolsa Permanência e qual o valor do auxílio financeiro. Clique para acessar e conferir os detalhes!

Já pensou ganhar um incentivo financeiro para conseguir finalizar a sua graduação? Com o Bolsa Permanência, você tem acesso a esse auxílio e poderá continuar estudando para conquistar o seu diploma.

Esse benefício tem ajudado milhares de estudantes a continuarem a sua graduação nas instituições de ensino superior públicas.

Conheça mais sobre o programa e veja como funciona todo o processo, além dos seus benefícios e valores.

O que é o programa Bolsa Permanência?

O Bolsa Permanência é um programa que oferece auxílio financeiro aos estudantes de graduação, para continuarem a estudar nas universidades federais.

O programa foi desenvolvido pelo Governo Federal, por meio do Ministério da Educação, com o objetivo de reduzir as desigualdades sociais e auxiliar na permanência, além da diplomação dos estudantes.  

Dessa forma, os estudantes de graduação que vivem em situação de vulnerabilidade socioeconômica têm a oportunidade de conquistar a conclusão do seu curso.

Veja Também

CadÚnico para Receber Benefícios

Cursos Gratuitos SENAC

Bolsas de Estudos de até 100%

Descontos nas Passagens de Ônibus

Além disso, é importante ressaltar que esse auxílio financeiro é destinado para cobrir despesas, como:

  • Moradia;
  • Alimentação;
  • Transporte;
  • Material didático;
  • Entre outras despesas relacionadas aos estudos.

O programa oferece diversas oportunidades e benefícios aos alunos, principalmente apoio na hora de superar dificuldades, como apoio psicológico e pedagógico.

Como funciona o Bolsa Permanência?

O programa realiza um pagamento aos estudantes em um determinado valor aos estudantes que estão devidamente matriculados nas universidades federais.

Dessa forma, o programa consegue garantir a permanência de estudantes na sua graduação e a conquista do diploma.

Além disso, é importante ressaltar que o programa é gerenciado pelo Ministério da Educação (MEC) em parceria com as instituições de ensino superior.

Contudo, para você garantir esse benefício, os estudantes precisam atender a todos os critérios estabelecidos pelo MEC.

Após realizar a inscrição e passar por uma avaliação socioeconômica, o valor desse auxílio é definido. Lembrando que pode variar bastante com a condição financeira de cada estudante.

Fonte: PROGESP UFAM

Em seguida, após a provação, o valor do auxílio é depositado mensalmente na conta bancária do estudante.

Além disso, saiba que esse valor deve ser usado apenas para custear despesas relacionadas à permanência na universidade, como, transporte, moradia, entre outras despesas necessárias.

Quais os objetivos do programa?

Como já mencionamos, um dos principais objetivos do Bolsa Permanência é reduzir as desigualdades sociais, oferecendo todo suporte aos estudantes de baixa renda.

Dessa forma, garantindo que todos tenham acesso ao ensino de qualidade, além de uma boa formação e posição no mercado de trabalho. 

Portanto, esse suporte financeiro concedido aos estudantes tem como os seguintes objetivos: 

  • Viabilizar a permanência de estudantes na graduação;
  • Desenvolver ações complementares de promoção do desempenho acadêmico;
  • Apoiar financeiramente os estudantes em situação de vulnerabilidade;
  • Garantir a igualdade de oportunidades no acesso ao ensino superior;
  • Ampliar possibilidades de formação acadêmica e qualificação profissional;
  • Promover a inclusão social;
  • Contribuir para o desenvolvimento econômico e social do país;

Essa iniciativa do governo traz diversos benefícios à população brasileira, principalmente no incentivo e acesso à educação de qualidade.

Dessa forma, o ensino superior no Brasil é fortalecido, garantindo a formação de diversos profissionais competentes para o mercado de trabalho.

Qual o valor da Bolsa Permanência?

Saiba que o valor do auxílio pode variar bastante entre cada estudantes. Isso porque, o sistema define o quanto o aluno vai receber de acordo com as suas condições financeiras.

Em geral, o valor do auxílio é definido a partir de uma avaliação socioeconômica que leva em consideração a renda familiar, entre outros pontos.

No entanto, é importante ressaltar que o órgão responsável já divulgou o valor do auxílio financeiro, no qual pode variar entre R$ 400 a R$ 900.

Contudo, é importante ressaltar que os valores podem sofrer alguns ajustes. Porém, o Governo Federal informará com antecedência sobre qualquer alteração.

Essa é a oportunidade perfeita para continuar seus estudos, com o suporte oferecido pelo Governo Federal aos alunos de baixa renda.

Como se inscrever para receber o auxílio financeiro?

Agora que você já conhece o valor e sabe como funciona todo o programa, a etapa seguinte é garantir a sua inscrição.

Dessa forma, é possível acesso ao benefício, garantindo a sua permanência e a conquista da tão sonhada formação profissional.

Você pode saber como se inscrever no Bolsa Permanência clicando no botão abaixo. Nele, é possível conferir um passo a passo detalhado. Confira!

Juliana Raquel
Escrito por

Juliana Raquel

Carregando… aguarde.

0