Detran-BA anuncia NOVO sistema de serviços online; saiba como agendar atendimento

Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran-BA) mudou o sistema eletrônico de serviços para garantir mais transparência e segurança.

O Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran-BA) mudou o sistema eletrônico de serviços para garantir mais transparência e segurança. A Coordenação de Tecnologia da Informação do órgão desenvolveu o novo sistema durante a pandemia e vai oferecer melhorias no processamento e validação dos dados das pessoas que passam por exames médicos e psicotécnicos relacionados à Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

Detran-BA anuncia NOVO sistema de serviços online; saiba como agendar atendimento

Detran-BA anuncia NOVO sistema de serviços online; saiba como agendar atendimento. (Imagem: Elói Corrêa/ Secom-BA)

O sistema anterior era de responsabilidade da Associação Bahiana de Clínicas de Trânsito (Abctran). O novo está sob o controle direto do Detran-BA. De acordo com o órgão, as ações são integradas para garantir eficiência nos atendimentos prestados pelas empresas privadas. Além disso, os serviços também cumprem a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), que passou a vigorar em setembro deste ano.

Leia mais: Show da Virada em Salvador CANCELADO? Governo toma decisão sobre Farol da Barra

Como agendar atendimento no Detran-BA

Para ser atendido em uma unidade do Detran, é necessário acessar o site ou aplicativo SAC Digital. Nas plataformas, o usuário encontra os procedimentos disponíveis e as unidades do Detran-BA e da Rede SAC em que estão sendo ofertados. Em seguida, é só selecionar o local, dia e horário para atendimento e comparecer com os documentos necessários e usando máscara.

O órgão divulgou que os serviços mais procurados na Bahia são emissão da habilitação, segunda via e renovação da carteira de motorista, liberação do certificado de registro do carro e solicitação de transferência de propriedade.

As carteiras de habilitação vencidas desde 19 de fevereiro tiveram o prazo de validade prorrogado por tempo indeterminado, ou seja, o condutor não precisa agendar a renovação do documento.

Leia mais: Detran-RO PRORROGA prazo de renovação para CNH’s vencidas para 2021

O sistema é atualizado diariamente com a oferta de datas e horários de agendamento. A Central de Atendimento do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-BA) no SAC Shopping da Bahia já retomou as atividades. O número de usuários está sendo controlado, como medida de prevenção à Covid-19.

De acordo com o diretor-geral do Detran-BA, Rodrigo Pimentel, o novo sistema de atendimento garante segurança na validação das informações sobre os condutores e seus exames médicos, o que evita inconsistências em nosso cadastro eletrônico. Para mais informações acesse o portal do SAC ou o site do Detran.

Mônica Chagas
Escrito por

Mônica Chagas

Mônica Chagas Ferreira é mestranda em Letras pela Universidade Estadual de Maringá (UEM) e formada em Jornalismo pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Como pesquisadora, estuda Análise do Discurso na perspectiva foucaultiana, contemplando relações de saber, poder e política presentes na mídia. Enquanto jornalista, já atuou em rádios e veículos impressos. Atualmente trabalha como assessora de comunicação e redatora do Jornal O Norte.

Carregando… aguarde.

0