Detran da Bahia anuncia novos prazos de renovação da CNH em 2021

O Detran da Bahia anuncia novos prazos de renovação da CNH em 2021. O procedimento estava suspenso e agora um novo calendário está disponível

O Detran da Bahia anuncia novos prazos de renovação da CNH em 2021. O procedimento estava suspenso até então e agora um novo calendário é destinado para condutores, motoristas e pilotos. Além das novas datas para regulamentação do documento, o departamento também anuncia serviços de trânsito!

Detran da Bahia anuncia novos prazos de renovação da CNH em 2021

Detran da Bahia anuncia novos prazos de renovação da CNH em 2021 (Imagem: Reprodução Google)

A partir da próxima segunda-feira (2), o novo calendário do Detran-BA passa a valer em todo o estado. O Departamento Estadual de Trânsito da Bahia divulgou dados das novas datas com prazos para motoristas, pilotos, condutores e também registro de veículos novos e transferências para outro nome. 

Todos os municípios baianos devem ter acesso a esse calendário e a população deve ficar atenta aos prazos estimados. Até então, o Detran-BA não tinha previsões para renovações de documentos, mas a partir do próximo mês de agosto, a população deve regularizar as pendências. 

O Departamento informa que a renovação de documentos como Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e Autorização para Conduzir Ciclomotor (ACC) que tiveram o prazo vencido em 1º de fevereiro de 2020 até 31 de dezembro deste ano, devem seguir o novo cronograma.

O calendário é destinado para documentos vencidos e devem ser regularizados até o próximo ano de 2022. Todo o procedimento pode ser consultado na plataforma oficial do Detran da Bahia.

Abaixo, segue o cronograma de datas atualizado:

Detran da Bahia anuncia novos prazos de renovação da CNH em 2021

Além da regulamentação de documentos como a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e Autorização para Conduzir Ciclomotor (ACC), a nova norma também abrange para registros de veículos. Para quem acabou de adquirir carros zero quilômetros, é necessário fazer o registro até o dia 31 de agosto de 2021, o prazo também serve para o licenciamento. 

A transferência de propriedade de um CPF para outro quando se trata de veículos seminovos também está dentro do novo calendário. Para quem adquiriu um novo veículo entre 28 de janeiro e 1º de agosto, é necessário regularizar até o dia 30 de setembro deste ano.

Para quem necessita apresentar defesa prévia de notificações e penalidades já informadas, o Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran-BA) disponibiliza as datas de 2 a 31 de agosto, para quem sofreu multas até o dia 26 de fevereiro de 2021.

Leia também: Inscrições no concurso da Polícia Militar do Piauí se encerram nesta terça (27)

Consulta de veículos no Detran-BA

Para condutores que necessitam da consulta de um determinado veículo, o Departamento disponibiliza uma plataforma específica para isso.

Antes de qualquer coisa, é necessário ter em mãos o número da placa do veículo, informações sobre o RENAVAM e também sobre o Chassi do automóvel referente. 

No site oficial do Detran-Ba, algumas informações podem ser consultadas como:

  • Situação atual do carro ou outro veículo automotivo;
  • Emissão de documento com todas as multas do veículo;
  • Motivo pelo qual o veículo não foi licenciado no ano de vigência;
  • Possíveis impedimentos sobre o veículo referente. 

O condutor deve ter acesso a todos os documentos necessários para realizar a consulta.

Larissa Luna
Escrito por

Larissa Luna

Larissa Luna é graduanda em Psicologia pela Faculdade Frassinetti do Recife (FAFIRE) e graduanda em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Como universitária, estuda analises de pesquisas feitas a partir de conceitos sociológicos e antropológicos em paralelo com a Psicologia. Atualmente dedica-se a redação do Jornal O Norte.

Carregando… aguarde.

0