Enem 2020: Candidato barrado no primeiro dia terá NOVA oportunidade

Os candidatos barrados no Enem 2020 terão direito à reaplicação da prova marcada para os dias 23 e 24 de fevereiro. Saiba mais!

Foi determinado pelo juíza da 12ª Vara Cível Federal de SP, Marisa Claudia Gonçalvez Cucio, que os candidatos barrados no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020 terão direito à reaplicação da prova marcada para os dias 23 e 24 de fevereiro.

Enem 2020: Candidato barrado no primeiro dia terá NOVA oportunidade

Enem 2020: Candidato barrado no primeiro dia terá NOVA oportunidade (Imagem: Reprodução Jornal O Norte)

Reaplicação das provas

O primeiro dia do exame aconteceu no domingo (17). Entretanto, muitos estudantes foram impedidos de realizarem a prova devido a lotação das salas.

Por conta da pandemia o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), criou um protocolo para reduzir a capacidade das salas em 50% para tentar evitar a transmissão de Covid-19.

Leia mais: Entenda o sistema de correção da prova do Enem 2020

Conforme foi determinado pelo juíza Marisa Claudia Gonçalvez Cucio, “Esse infeliz planejamento [casos de lotação nas salas] pode ter prejudicado inúmeros alunos, os quais devem ter garantido o direito de realizar as provas, e o Inep, a obrigação de reaplicá-las nos dias 23 e 24 de fevereiro, data já prevista no edital para reaplicação de provas e para realização das provas no estado do Amazonas e demais cidades onde não houve aplicação da prova em razão de situações regionais decorrentes da pandemia“.

A prova também será reaplicada para os candidatos que se encaixarem nas condições abaixo:

  • Estudantes do Amazonas e de duas cidades de Rondônia. A prova foi suspensa pelas autoridades nesses locais devido ao agravamento da pandemia;
  • Quem teve diagnóstico comprovado de Covid. O Inep informou que mais de 8.000 pedidos de reaplicação foram aceitos por diagnóstico confirmado de doença infectocontagiosa;
  • Alunos que enfrentaram problemas de infraestrutura no local de prova como falta de energia – caso de uma cidade no interior do Ceará.

Leia mais: Fies 2021: Confira os requisitos, vagas, cronograma e como criar login

Estudantes barrados no Enem 2020

Foi informado pelo Inep que, de todos os locais de prova do Enem, 11 tiveram registros de salas com mais de 50% de candidatos.

Quando as salas atingiram a quantidade de alunos que estava previsto no protocolo, a entrada foi bloqueada. Os candidatos que ainda estavam na fila foram impedidos de entrar.

Não foi informado pelo instituto o número de candidatos prejudicados, todavia, eles divulgaram as cidades em que isso ocorreu: Curitiba, Londrina, Florianópolis, Caxias do Sul, Canoas e Pelotas.

Há registro de casos em mais cidades do país, como Mogi das Cruzes, Porto Alegre e Santa Cruz do Sul.

Mariana Castro
Escrito por

Mariana Castro

Mariana Castro é formada em Pedagogia pela Universidade Brás Cubas em Mogi das Cruzes - SP. Atualmente trabalha como professora na rede privada de ensino e dedica-se a redação do Jornal O Norte.

Carregando… aguarde.

0