Detran-PE muda horário de atendimento do órgão; confira serviços disponíveis

O Departamento Estadual de Trânsito de Pernambuco (Detran-PE) anunciou que algumas unidades vão atender aos sábados com horário determinado.

O Departamento Estadual de Trânsito de Pernambuco (Detran-PE) anunciou que algumas unidades vão atender aos sábados para serviços de primeira habilitação. O funcionamento será das 8 às 13 horas, com agendamento prévio.

Detran-PE muda horário de atendimento do órgão; confira serviços disponíveis

Detran-PE muda horário de atendimento do órgão; confira serviços disponíveis (Imagem: Reprodução Mundo do Automóvel para PCD)

Inicialmente, a abertura será apenas das agências Circunscrição Regional de Trânsito (Ciretran), no interior do estado. A partir do dia 26, as unidades localizadas em shoppings também vão atender. Já a sede, que fica no bairro da Iputinga, na Zona Oeste de Recife, não vai abrir aos sábados.

Como agendar serviços presenciais no Detran

Aos sábados, o atendimento será exclusivo para primeira CNH. Para agendar um horário, é preciso acessar o site do Detran-PE, selecionar a aba ‘Habilitação’ e depois ‘Primeira habilitação’ e escolher o local e horário. O cidadão precisa comparecer à unidade no dia e horário agendados, com máscara de proteção facial, sem acompanhantes e respeitando o distanciamento de 1,5 m entre as pessoas, além das demais medidas sanitárias do local.

O diretor geral do departamento, Sebastião Marinho, explica que mais de 50 mil pedidos de primeira habilitação ficaram retidos durante a pandemia. Segundo ele, o órgão fará quatro ou cinco atendimentos aos sábados para liberar o acúmulo de solicitações. Alguns prazos para o vencimento de documentos foram prorrogados devido à pandemia.

Leia mais: Detran-PE divulga NOVO prazo para motoristas andarem com documentação de 2019

Marinho também esclareceu que a primeira fase do processo para o novo motorista é o comparecimento ao posto do Detran com agendamento prévio, portando os documentos de identificação. Depois, ele precisará realizar os exames médicos e psicológicos e as aulas teóricas em uma autoescola, bem como o exame teórico. Com a aprovação, o candidato passa para as aulas práticas e realização do exame prático. A partir daí, adquire a CNH.

Os atendimentos para demais serviços nas unidades do Detran estão sendo ofertados de segunda a sexta-feira, também das 8 às 13 horas. Nas unidades dos shoppings, o atendimento é das 10 às 20 horas, e nas unidades do Expresso Cidadão, das 11 às 17 horas. Todas estão atendendo com horários previamente agendados pelo site. Quem tiver dúvidas pode entrar em contato pelo telefone (81) 3435-1514.

Mônica Chagas
Escrito por

Mônica Chagas

Mônica Chagas Ferreira é mestranda em Letras pela Universidade Estadual de Maringá (UEM) e formada em Jornalismo pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Como pesquisadora, estuda Análise do Discurso na perspectiva foucaultiana, contemplando relações de saber, poder e política presentes na mídia. Enquanto jornalista, já atuou em rádios e veículos impressos. Atualmente trabalha como assessora de comunicação e redatora do Jornal O Norte.

Carregando… aguarde.

0