Governador de PE libera funcionamento de bares e restaurantes até meia-noite

Seguindo os protocolos de contenção do Coronavírus, o governador de PE libera funcionamento de bares e restaurantes até meia-noite.

Seguindo os protocolos de contenção do Coronavírus, o governador de PE libera funcionamento de bares e restaurantes até meia-noite. A ampliação do horário se dá pela queda nos números de contaminados no estado. Pernambuco segue avançando também na imunização da população!

Governador de PE libera funcionamento de bares e restaurantes até meia-noite

Governador de PE libera funcionamento de bares e restaurantes até meia-noite (Foto: Reprodução Google)

O estado de Pernambuco anunciou na última quarta-feira (28), um novo decreto com horários ampliados para o funcionamento de bares e restaurantes da região. O pronunciamento foi feito pelo governador do estado Paulo Câmara. 

O avanço segue o protocolo de segurança da Covid-19. Pernambuco apresenta queda nos números de contaminação do Coronavírus, e agora estabelecimentos poderão funcionar até 00h.

A partir da próxima segunda-feira (2), bares, restaurantes e estabelecimentos que servem ao público, poderão ficar abertos até as 00h. Contudo, o toque de recolher das 01h às 05h segue no plano. 

Além do novo horário, Pernambuco também avança na capacidade de pessoas em eventos corporativos, antes somente 100 pessoas poderiam estar no mesmo espaço, agora esse número é dobrado e os eventos podem abranger para 200 pessoas.  

O secretário estadual de Saúde, André Longo, e a secretária-executiva do Desenvolvimento Econômico, Ana Paula Vilaça, fizeram o anúncio junto com o governador Paulo Câmara, em uma coletiva divulgada na internet.

Eles pontuam inclusive que, espaços como cinemas e teatros também poderão funcionar até as 00h todos os dias da semana.

A capacidade de pessoas nesses espaços deve aumentar para até 300, ou 50% da capacidade do espaço, quando for menor e fechado. A secretária Ana Vilaça pontuou que Pernambuco segue avançando na ampliação dos protocolos e que agora música ao vivo em bares e restaurantes também são permitidas. 

Contudo, é muito importante manter seguir as regras de contenção do vírus, mesmo com a baixa contaminação da população. André Longo também pontua o crescimento alarmante dos números de caso da Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), que pode ser causada pelos efeitos da Covid-19 no organismo. 

“Voltamos para o patamar do final de novembro de 2020, nessa semana epidemiológica encerrada no sábado (24). Isso representa uma queda de 14,6% em uma semana e 34% em 15 dias”, observou.

Leia também:

146 mil doses de CoronaVac e AstraZeneca chegam no Maranhão

Vacinação em Pernambuco

Atualmente, o estado segue avançando na imunização da população. Agora, Pernambuco está vacinando pessoas com 31 anos ou mais. Na última quarta-feira (28), o estado recebeu um novo lote com 94.770 doses da vacina sendo Pfizer e BioNtech. 

Agora, o objetivo é avançar para que jovens e pessoas acima de 18 anos comecem a ser vacinadas até o fim de agosto. Cerca de 1.564.154 indivíduos completaram o protocolo de vacinação com as duas doses.

Larissa Luna
Escrito por

Larissa Luna

Larissa Luna é graduanda em Psicologia pela Faculdade Frassinetti do Recife (FAFIRE) e graduanda em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Como universitária, estuda analises de pesquisas feitas a partir de conceitos sociológicos e antropológicos em paralelo com a Psicologia. Atualmente dedica-se a redação do Jornal O Norte.

Carregando… aguarde.

0