É possível usar a nota do ENEM 2020 para as edições do FIES e ProUni 2021; entenda

Devido à pandemia e com o intuito de ajudar os estudantes no processo de inscrição, o FIES e ProUni 2021 terão a possibilidade de 3 edições

Com a pandemia do novo coronavírus, muitas mudanças aconteceram no país. Entre as modificações, estão as datas do Enem que foram redirecionadas para o início de 2021 e a possibilidade da existência de três edições dos programas matrículas estudantis para as universidades públicas e privadas do país. Entenda como isso afeta as edições do FIES e o ProUni 2021.

É possível usar a nota do ENEM 2020 para as edições do FIES e ProUni 2021; entenda

É possível usar a nota do ENEM 2020 para as edições do FIES e ProUni 2021; entenda (Imagem: Reprodução/Google)

De acordo com o presidente do Inep, como uma forma de adiantar o calendário acadêmico nas instituições de ensino e ao mesmo tempo manter o organograma do Exame Nacional do Ensino Médio, o FIES e ProUni terão três edições.

A primeira vai acontecer no início do ano na data antes das provas do Enem 202o. Por conta disso, os inscritos poderão utilizar as notas de desempenho do Enem 2019. A divulgação do calendário foi feito em dezembro dia 4, o que ocasionou muitas dúvidas por parte dos estudantes.

A outra edição dos programas tem previsão de acontecer em abril de 2021 com a possibilidade de utilização das notas do Enem de 2021  já que o resultado do exame sai no dia 29 de março. Para a próxima edição, o calendário  está previsto para o segundo semestre de 2021.

Leia mais: FIES 2021: MEC divulga edital com informações sobre Enem de anos anteriores

A readequação do calendário foi uma forma efetiva  de otimizar no processo de matrícula das inscrições e possibilitar uma maior oportunidade aos estudantes, já que algumas instituições privadas iniciam processo de matrícula antes de fevereiro.

“Percebemos que, para instituições públicas e institutos federais, o resultado da prova ser divulgado em março estava adequado. Mas muitas instituições privadas vão começar o ano letivo em fevereiro. Então, se esse aluno fosse entrar na faculdade usando o ProUni ou Fies,entraria apenas em maio. Ou seja, perderia o semestre inteiro”, relata Alexandre Lopes, presidente do INEP.

As informações sobre a possibilidade da terceira edição como datas, vagas e prazos ainda não foi determinado. Entretanto, o presidente do INEP afirma que as decisões dependem de outras circunstâncias como, por exemplo, a adesão dos estudantes, as vagas remanescentes, as condições universitárias para um novo calendário letivo e a situação do país em meio à pandemia.

Leia mais: Bolsa Família: Maia e Guedes DESMENTEM Bolsonaro sobre veto do 13º salário

As provas impressas vão acontecer nos dias 17 e 24 de janeiro, já o formato digital tem data determinada para 31 de janeiro e 7 de fevereiro.

Já a primeira edição do ProUni está marcada para 12 e 15 de janeiro de 2021. O FIES, que garante financiamento aos alunos que desejam ingressar nas instituições privadas, iniciam o calendário de inscrições nos dias 26 a 29 de janeiro.

Redação
Escrito por

Redação

Cobertura e repercussão de assuntos que impactam o bolso de todos os brasileiros. A redação do Jornal O Norte traz diariamente assuntos relevantes de uma forma descomplicada e confiável.

Carregando… aguarde.

0