Cartão de Benefício INSS: veja como funciona o Novo Cartão dos Segurados

Saiba como funciona o cartão de benefício INSS e quais as suas funcionalidades para os beneficiários. Confira todos os detalhes!

Você sabia que o Cartão de Benefício INSS trouxe diversas facilidades? Com ele, aposentados, pensionistas e os demais beneficiários podem realizar pagamentos, além de acesso a outros serviços. Caso ainda não saiba como funciona, reunimos tudo o que precisa saber sobre essa ferramenta dos segurados.

Fonte: Google – Portal FDR

O que é o cartão de benefício INSS?

O Cartão de Benefícios INSS é uma forma de pagamento de direitos previdenciários por meio de uma ferramenta magnética. 

Vale ressaltar que esse cartão é emitido pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), destinado aos beneficiários de programas sociais.

Além disso, a ferramenta foi criada com o objetivo de garantir mais facilidade e segurança aos beneficiários.

Veja Também

Aplicativo para Consultas de Benefícios

Novo Valor Salário Mínimo 2023

Saiba tudo sobre o FGTS

Cartão Gratuito de Benefícios Sociais

Isso porque, você não precisará se deslocar até uma unidade do INSS para receber seus pagamentos presencialmente.

Como funciona o novo cartão de benefícios previdenciários?

Mas afinal, como funciona o novo Cartão de Benefícios INSS? O cartão magnético funciona como um débito, onde os beneficiários têm acesso a diversos serviços.

Sendo assim, você consegue receber seus pagamentos diretamente na conta-corrente ou poupança vinculada ao cartão. 

Ao ter os cartões em mãos, todos os beneficiários podem realizar saques em caixas eletrônicos, fazer compras em diversos estabelecimentos, entre outros.

Já que ele funciona como um cartão de débito, você também pode fazer consultas de saldo e extrato dos valores disponíveis na conta do seguro, como o PIS/PASEP e o FGTS.

Esse cartão é utilizado para sacar os valores dos benefícios em caixas eletrônicos da rede bancária conveniada com o INSS.

Quem tem direito ao cartão de benefícios?

Para você ter direito a solicitar o Cartão de Benefícios INSS, é preciso se encaixar em alguns critérios de participação.

Isso porque, essa ferramenta facilitadora é destinada a apenas alguns grupos de beneficiários dos programas sociais do governo.

Portanto, o Cartão de Benefícios INSS é destinado aos seguintes pessoas:

  • Segurados que recebem salário-maternidade, pensão por morte, auxílio-doença, entre outros;
  • Pessoas aposentadas;
  • Pensionistas.

Essas são as pessoas que têm direito de solicitar esse cartão, para poder ter acesso a diversos serviços do INSS.

Vale ressaltar que o cartão não é um benefício em si, porém, é uma maneira que permite ao segurado receber seu pagamento de forma mais fácil e rápida.

No entanto, caso você já tenha solicitado, porém, ainda não recebeu seu cartão de benefícios, é possível solicitá-lo novamente em uma agência do INSS. Também é possível garantir a sua solicitação através da central de atendimento do órgão. 

É importante lembrar que o cartão não é obrigatório para receber os benefícios, mesmo se você não tiver, pode facilmente ter acesso aos pagamento.

Contudo, essa ferramenta é uma grande facilitadora de acesso ao pagamento, além de ajudar a evitar deslocamentos e filas desnecessárias.

Vantagens de solicitar o cartão de benefícios INSS

Como já citamos acima, o cartão traz diversas vantagens aos seus beneficiários, principalmente por facilitar o acesso aos pagamentos dos programas do governo.

Dessa forma, você não precisa sair de casa mensalmente para garantir o seu benefício financeiro a cada mês.

Além disso, ao garantir o seu Cartão de Benefícios INSS, é possível realizar operações bancárias como:

  • Saque;
  • Pagamentos;
  • Passagem Gratuita em transporte público;
  • Descontos em cinemas e shows;
  • Descontos em passagens aéreas, hotéis e farmácias.

Por isso, você não pode perder a chance de garantir esse cartão para aproveitar todos os benefícios. Além disso, existem outras ferramentas que oferecem ajuda na hora de acessar seus benefícios previdenciários.

Quer saber quais são? Então, clique aqui e conheça todas no site do Jornal Norte, além de outras informações necessárias.

Juliana Raquel
Escrito por

Juliana Raquel

Carregando… aguarde.

0