Eleições 2020: Com menos urnas, TRE-RN anuncia mudanças nas seções de votação

Em 2019 o TRE teve dificuldades em adquirir novas urnas eleitorais e os órgãos garante que não haverá dificuldade nas eleições 2020.

Em julho de 2019 o Tribunal Superior Eleitoral (TRE) teve dificuldades em adquirir novas urnas eleitorais por conta de um processo licitatório que só fui concluído neste ano. Apesar disso, os órgãos garante que não haverá dificuldade nas eleições 2020.

Eleições 2020: Com menos urnas, TRE-RN anuncia mudanças nas seções de votação

Eleições 2020: Com menos urnas, TRE-RN anuncia mudanças nas seções de votação (Imagem: Reprodução Veja- Assine Abril)

Falta de urnas eleitorais

No entanto, o Tribunal Regional Eleitoral no Rio Grande do Norte (TRE/RN) informou que por falta de urnas eletrônicas, o funcionamento das seções de votação no estado irão ser alterados nas eleições de 2020.

Todas as mudanças serão emitidas pelo Tribunal Regional Eleitoral no Rio Grande do Norte (TRE/RN), mas a segunda Corte Eleitoral serão 6.512 seções de votação, sendo 1.413 a menos em relação as eleições de 2018, porém, os eleitores devem ficar atentos que todas as novidades serão emitidas.

Segundo o secretário de Tecnologia da Informação e Eleições TRE/RN, Marcos Maia, informou que o Tribunal Eleitoral precisou descartar algumas urnas antigas que não tinham mais condição de uso neste ano. Esses equipamentos descartados foram utilizados nas eleições de 2006 e 2008 e,  por isso não estariam compatíveis para nas eleições de 2020. Mesmo com a redução das urnas,  o responsável pela tecnologia afirmou que os eleitores não sofrerão nenhum prejuízo.

“Estamos sem receber acréscimo de urnas eletrônicas desde a eleição passada. As urnas antigas, de 2006 e 2008, nós precisamos descartar até pelo tempo de uso. A solução foi dada pois fazemos agregação de seções e transferência de eleitores de uma seção para outra para diminuir as mesas receptoras. Foi uma estratégia nacional, todos tiveram que se adaptar para ter urna para todo o Brasil. Os eleitores vão sair de uma seção para outra, mas dentro do mesmo local de votação. Não precisa se preocupar, porque se votava no colégio A, continua lá, apenas a seção que vai sofrer alteração ou vai se juntar com outra.”

Leia mais: Rio Grande do Norte anuncia concurso com salários de mais de R$2 mil

Divulgação das eleições 202o

Todas as mudanças das eleições de 2020 serão divulgadas nas redes sociais do TRE/RN. De acordo com Marcos Maia, haverá uma liberação tecnológica a partir do aplicativo e-Título no dia da votação. Esse aplicativo permite que outras pessoas que não possuem o acesso conseguem usar também. No dia das eleições, os supervisores e mesários vão orientar os eleitores que tenham dúvidas durante a votação.

“Excepcionalmente no dia da eleição, o e-Título vai servir para consultar para outros eleitores, não só o titular. Vai ter uma opção para ajudar outras pessoas, como uma pessoa que não tem acesso ao Smartphone, você pode, com o seu, entrar com os dados dele e o aplicativo vai dizer onde essa pessoa vota.”

Mariana Castro
Escrito por

Mariana Castro

Mariana Castro é formada em Pedagogia pela Universidade Brás Cubas em Mogi das Cruzes - SP. Atualmente trabalha como professora na rede privada de ensino e dedica-se a redação do Jornal O Norte.

Carregando… aguarde.

0