Eleições 2020: Começam inscrições para mesários em Rondônia

Eleitores maiores de 18 anos podem se inscrever para atuar nas eleições 2020 como mesários voluntários. As inscrições podem ser feitas pelo site do Tribunal Regional Eleitoral de Rondônia, através de uma ficha ou entrando em contato por telefone com o cartório eleitoral em que o eleitor está inscrito.

Eleições 2020: Começam inscrições para mesários em Rondônia
Eleições 2020: Começam inscrições para mesários em Rondônia. (Imagens: Google)

Regras para ser mesário nas eleições 2020

Os candidatos ao precisam ficar atentos às restrições. Não podem ser mesários: os candidatos e seus parentes, ainda que por afinidade, até o 2º grau, inclusive, o cônjuge; membros de diretórios de partido político, desde que exerçam função executiva; autoridades e agentes policiais; funcionários no desempenho de cargos de confiança do Executivo; eleitores menores de 18 anos; e os que pertençam ao serviço eleitoral.

Pandemia revela cenário diferenciado para pleito municipal

Este ano, o cenário para as eleições 2020 é um pouco diferente devido a pandemia provocada pelo Novo coronavírus. As eleições municipais foram prorrogadas para 15 e 29 de novembro. Devido a pandemia, a testagem das máquinas foi interrompida em todo País, causando dúvida sobre se elas irão funcionar corretamente.

Mesários também estão preocupados com a manipulação de urnas com defeito durante as Eleições 2020, por medo de contaminação com o Covid-19.

Para a convocação, alguns estados, como o Ceará estão convocando os mesário através da ferramenta whats app, para evitar custos relacionados ao envio de cartas pelos correios.

Já no Pará, a convocação dos mesários será feita por meio de edital publicado pelo Cartório Eleitoral, e também por uma notificação que é endereçada ao trabalho ou à residência do convocado.

Leia mais: TRE inicia inscrições para voluntários atuarem nas eleições 2020 em Roraima

O programa de mesários foi criado para incentivar a adesão ao voluntariado para serviços eleitorais, de forma consciente e espontânea, nas mesas receptoras de votos.

Quem atuar como mesário tem o direito de se ausentar do emprego pelo dobro dos dias trabalhados nas eleições e em que participou de treinamentos da Justiça Eleitoral.

Além disso, o exercício da atividade de mesário pode ser critério de desempate para nomeação por concurso em cargos públicos, caso haja essa previsão no edital.

Facebook Comments