TRE inicia inscrições para voluntários atuarem nas eleições 2020 em Roraima

O Tribunal Regional Eleitoral de Roraima (TRE-RR) está procurando voluntários para atuarem na logística das eleições. As inscrições vão até 5 de agosto.

O Tribunal Regional Eleitoral de Roraima (TRE-RR) está procurando voluntários para atuarem na logística das eleições 2020. As inscrições estão abertas no site do órgão e podem ser feitas até o dia 5 de agosto. Os candidatos farão parte de um banco de voluntários e poderão ser chamados de acordo com a demanda dos serviços.

TRE inicia processo de inscrições para voluntários atuarem nas eleições 2020 em Roraima

TRE inicia processo de inscrições para voluntários atuarem nas eleições 2020 em Roraima. (Imagem: Google)

Para a nomeação, os candidatos passam por uma análise para verificar se há impedimentos, tais como: ter menos de 18 anos; exercer função administrativa em diretório de partido; ser candidato ou parente de até o segundo grau, ainda que por afinidade; ser agente policial ou funcionário em cargo de confiança do executivo.

Leia mais: Conheça os seis pré-candidatos a prefeitura de Boa Vista nas eleições 2020

A nomeação dos voluntários é feita pelos juízes das zonas eleitorais. Quem for convocado e não comparecer nem justificar a ausência nos dias de treinamento e trabalho sofrerá sanções previstas em lei. O calendário eleitoral deste ano foi alterado em razão da pandemia de Covid-19.

No início do mês, o Congresso aprovou uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que adia o primeiro turno para 15 de novembro, e o segundo, para 29 de novembro.

Atividades dos voluntários

Os voluntários convocados para atuar nas eleições municipais vão auxiliar na vistoria das urnas eletrônicas, fazendo a substituição de bobinas e peças, verificação da bateria e limpeza; preparação e lacre das urnas; montagem das seções eleitorais; verificação dos dados e testagem das urnas; suporte às seções eleitorais no dia da eleição e transmissão do resultado.

Além disso, os voluntários terão os mesmos benefícios concedidos aos mesários, como direito a folga pelo dobro de tempo que ficou à disposição da Justiça Eleitoral e desempate em concursos públicos, quando estiver previsto em edital.

Para se cadastrar, basta entrar no site do TRE, preencher as informações do formulário e enviar. As convocações também serão divulgadas no endereço eletrônico.

Calendário das eleições 2020

  • 31 de agosto a 16 de setembro: período de realização das convenções partidárias e definição de coligações;
  • 26 de setembro: prazo máximo para registro de candidaturas;
  • A partir de 26 de setembro: início da propaganda eleitoral em emissoras e na Internet;
  • 15 de novembro: primeiro turno das eleições;
  • 29 de novembro: segundo turno das eleições.
Mônica Chagas
Escrito por

Mônica Chagas

Mônica Chagas Ferreira é mestranda em Letras pela Universidade Estadual de Maringá (UEM) e formada em Jornalismo pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Como pesquisadora, estuda Análise do Discurso na perspectiva foucaultiana, contemplando relações de saber, poder e política presentes na mídia. Enquanto jornalista, já atuou em rádios e veículos impressos. Atualmente trabalha como assessora de comunicação e redatora do Jornal O Norte.

Carregando… aguarde.

0