Eleições 2020: Conheça o projeto de governo dos candidatos a prefeito de Teresina-PI

Candidatos à prefeitura de Teresina, no Piauí, já possuem planos de governo cadastrados no TSE para as eleições 2020.

Candidatos à prefeitura de Teresina, no Piauí, já possuem planos de governo cadastrados no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) para as eleições 2020. O portal G1 realizou levantamento das propostas na última quarta-feira (30).

Eleições 2020: Conheça o projeto de governo dos candidatos a prefeito de Teresina-PI (Foto: John Pacheco/G1)

Eleições 2020: Conheça o projeto de governo dos candidatos a prefeito de Teresina-PI (Foto: John Pacheco/G1)

Propostas dos candidatos nestas eleições 2020

Abaixo, alguns pontos dos planos de governo dos candidatos com base na pesquisa do G1, por ordem alfabética:

Dr. Pessoa (MDB)

Se organizando em cinco eixos de trabalho, Dr. Pessoa, do MDB (Movimento Democrático Brasileiro), apresentou propostas de obras de mobilidade urbana, como novos viadutos e terminais de ônibus, também prometeu fortalecer mecanismos de assistência social e prevenção, e proteção a população mais vulnerável.

Ele quer ampliar escolas de tempo integral e, na segurança, criar a Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social, integrando Guarda Municipal, Strans e Defesa Civil.

Leia mais: ‘Discurso antipetista não tem espaço em Teresina’ diz candidato das eleições 2020

Fábio Abreu (PL)

Fábio Abreu, do PL (Partido Liberal), promete criar um hosptal para criança e um cartão de acesso para rede de saúde municipal credenciada. Ele quer criar projetos de patrulhamento policial escolar, rural, para serviços de saúde e contra a violência doméstica.

Fábio Novo (PT)

O candidato petista, Fábio Novo, fala em desenvolver a zona rural da cidade – com programas para os produtores rurais – e a descentralização de serviços, incorporando os atendimentos ambulatorial de média complexidade nas UBSs, e a promoção de serviços à distância (telessaúde). 

Ele também quer focar no combate ao uso de drogas, na construção de novas unidades de moradia popular e a universalização da educação infantil para crianças de 4 a 5 anos até 2024.

Fábio Sérvio (PROS)

Fábio Sérvio, do PROS (Partido Republicano da Ordem Social) pretende investir em medicina preventiva e diagnóstico. Ele também quer estimular a tecnologia da informação, para que a prefeitura possa oferecer serviços públicos digitais e reduzir os custos da administração pública. 

Gervásio Santos (PSTU)

Gervásio Santos, do PSTU ( Partido Socialista dos Trabalhadores Unificado) quer seguir a linha do combate à pandemia, defendendo quarentena enquanto não houver vacina, garantindo emprego e renda para a população. 

O candidato defende a redução da jornada de trabalho para 30 horas semanais, e a taxação progressiva do IPTU sobre grandes fortunas, patrimônios e dividendos. Além de campanhas para combater a violência contra a população LGBTQI+.

Gessy Fonseca (PSC)

A candidata Gessy Fonseca, do PSC (Partido Social Cristão), propõe criar o Sistema de Transporte Público Rural de Teresina, com linhas incorporadas ao sistema Inthegra; ela quer estabelecer o transporte por aplicativo. Ela fala em fortalecer a Guarda Municipal e descentralizar sua atuação. 

Gessy quer na proteção aos animais, com a criação de um hospital veterinário municipal e na abertura de abrigos públicos e programas de vacinação e castração em massa dos animais em situação de abandono. 

Kleber Montezuma (PSDB)

Kleber Montezuma, do PSDB (Partido da Social Democracia Brasileira), dividiu o plano de governo em oito estratégias voltadas para diversas áreas. Entre as ações, ele quer criar o Hospital da Mulher, criar a Secretaria Municipal de Segurança, e ampliar a Guarda Municipal e atingir a meta de ter 50% das crianças de 0 a 3 anos matriculadas em creches.

Lourdes Melo (PCO)

A proposta de governo do candidato não está disponível na plataforma DivulgaCand, do TSE.

Lucineide Barros (PSOL)

A psolista Lucineide Barros pretende revisar as diretrizes curriculares da educação da capital, criar órgãos de cultura localizados nas zonas urbanas e rurais de Teresina, quer garantir  recursos para construção de moradias para famílias em situação vulnerável e sobretaxar grandes propriedades privadas.

Major Diego Melo (PATRIOTA)

Major Diego, do Patriota, quer reorganizar as secretarias municipais, criar a Secretaria de Segurança Pública de Teresina, construir Hospital Metropolitano e centros ambulatoriais, criação de Hospital de Urgência Veterinária de Teresina (HUVT). Ele também visa implantar colégio militares. 

Mário Rogério (CIDADANIA)

Com a proposta de rever todo o sistema de transporte coletivo da capital, Mário Rogério, do Cidadania, propõe a criação de mais duas Superintendências de Desenvolvimento Urbano (SDU), para atender o Centro e região Nordeste de Teresina. Ele quer ampliar o acesso da população a exames de diagnóstico por imagem e reestruturar os cuidados de atenção à saúde.

Ele pretende aumentar o quadro pessoal da Guarda Municipal, criar escola de excelência para alunos com melhores notas na 5ª série e ampliação do número de escolas de tempo integral. 

Pedro Laurentino (UP)

Para o candidato do UP (Unidade Popular), Pedro Laurentino, o foco será a defesa das liberdades democráticas, enfrentamento às forças fascistas e construção de uma sociedade socialista. Ele propõe taxar as grandes propriedades e grandes empresas.

Simone Pereira (PSD)

Simone Pereira, do PSD (Partido Social Democrático) também pretende mexer na estrutura do órgão municipal, ela quer criar um novo Centro Administrativo Municipal de Teresina (CAMT) e a Secretaria de Segurança Urbana e Cidadania (SSUC).  A candidata promete oferecer educação em tempo integral na rede pública de ensino e criar o Centro Municipal de Línguas Estrangeiras. 

 

Louise
Escrito por

Louise

Jornalista graduada pela FAPCOM (Faculdade Paulus de Tecnologia e Comunicação). Foi repórter do site MigraMundo e Startupi, atuou na comunicação de ONG e em assessoria de imprensa. Atualmente trabalha como jornalista freelancer e redatora do Jornal O Norte.

Carregando… aguarde.

0