Eleições 2020 Fortaleza: Sarto recebe apoio de DESTES candidatos

O candidato a prefeito de Fortaleza, Sarto Nogueira (PDT), recebeu declarações de apoio da maior parte dos outros candidatos.

O candidato a prefeito de Fortaleza, Sarto Nogueira (PDT), recebeu declarações de apoio da maior parte dos outros candidatos. Ele disputa o segundo turno com Capitão Wagner (Pros). Alguns dos candidatos vencidos na primeira etapa ainda não manifestaram apoio a nenhum dos dois postulantes.

Eleições 2020 Fortaleza: Sarto recebe apoio de candidatos derrotados no 1º turno

Eleições 2020 Fortaleza: Sarto recebe apoio de candidatos derrotados no 1º turno (Imagem: Google)

Capitão Wagner não conquistou alianças com os antigos concorrentes, mesmo assim afirmou que vai tentar conquistar os eleitores dos demais candidatos.

Na esfera federal, ele recebeu apoio do presidente Jair Bolsonaro; enquanto Sarto é apoiado pela ex-presidente Dilma Rousseff.

Veja manifestações dos outros candidatos de Fortaleza

A ex-prefeita da capital Luizianne Lins não se manifestou sobre apoio no segundo turno. O partido dela declarou estar do lado de Sarto Nogueira para gerir Fortaleza. O presidente do partido, Guilherme Sampaio (PT), afirmou que não pode ficar omisso na disputa.

O ex-candidato Heitor Férrer (Solidaderiedade) também afirmou que ficará independente no segundo turno das eleições.

O partido dele vai apoiar Sarto Nogueira, assim como o PV. O candidato da legenda, Célio Studart, orientou os eleitores que votem contra Capitão Wagner.

Renato Roseno (Psol) e o partido também manifestaram apoio a Sarto Nogueira, assim como Anízio Melo e o PC do B, Samuel Braga e o partido Patriota e UP.

A ex-candidata Paula Colares disse apenas que é contra Capitão Wagner. O ex-candidato do PSL, Heitor Freira, declarou independência no segundo turno da eleição e não manifestou apoio a nenhum dos candidatos. O partido manteve a postura.

Leia mais: Eleições 2020 Fortaleza: Confira a lista COMPLETA de vereadores da cidade

Sarto é o candidato da situação e também recebeu apoio do atual prefeito Roberto Claúdio (PDT), de Camilo Santana (PT) e da família dos Ferreira Gomes. Uma pesquisa realizada pelo Instituto Datafolha nos dias 18 e 19 de novembro aponta favoritismo de Sarto (PDT) no segundo turno.

Entre os entrevistados, ele teve 50% das intenções de votos; enquanto Capitão Wagner (PROS) ficou com 36%. Considerando apenas os votos válidos, Sarto teria 59% contra 41% do adversário. 10% dos entrevistados mencionaram a intenção de anular o voto ou votar em branco, e 4% ainda estão indecisos. O segundo turno é no próximo domingo (29).

Mônica Chagas
Escrito por

Mônica Chagas

Mônica Chagas Ferreira é mestranda em Letras pela Universidade Estadual de Maringá (UEM) e formada em Jornalismo pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Como pesquisadora, estuda Análise do Discurso na perspectiva foucaultiana, contemplando relações de saber, poder e política presentes na mídia. Enquanto jornalista, já atuou em rádios e veículos impressos. Atualmente trabalha como assessora de comunicação e redatora do Jornal O Norte.

Carregando… aguarde.

0