Réveillon 2021 em São Luís CANCELADO? Decisão gera discussão no Maranhão

O Réveillon 2021 foi cancelado em São Luís. O motivo foi uma decreto estadual que impede a realização de eventos em momento de pandemia.

O cancelamento das festividades no país está sendo uma realidade em 2020. Apesar das celebrações de final de ano ser um dos eventos que mais movimentam o turismo e a economia, o momento pandêmico pede a suspensão de festas que promovam aglomeração e atraia um grande contingente de pessoas. Foi nesse perspectiva que a capital do Maranhão, São Luís, decidiu pela suspensão das festas de Réveillon 2021 no município.

Réveillon 2021 em São Luís CANCELADO? Decisão gera discussão no Maranhão

Réveillon 2021 em São Luís CANCELADO? Decisão gera discussão no Maranhão (Imagem: Pixabay)

O Ministério Público enviou ofícios com o intuito de fazer valer as normas de distanciamento social e combater à proliferação do novo coronavírus.

O documento foi um alerta às autoridades estaduais e municipais da Grande Ilha como (São Luís, Raposa, São José do Ribamar e Paço do Lumiar) para que se cumprissem as regras sanitárias neste momento de pandemia.

O ofício esclareceu sobre a necessidade de conter o avanço do vírus. As decisões de cancelamento das festividades estão sendo cada vez mais frequentes entre as cidades. Isso porque o Brasil está ameaçado de viver uma segunda onda de contaminação, além disso, em algumas localidades, os leitos clínicos e de UTI já estão em falta.

O Governador Flávio Dino havia liberado, no dia 21 de outubro de 2020, a autorização para eventos com limite máximo de 150 pessoas.

Com o cancelamento, produtoras dos eventos no Maranhão, como 4 Mãos Entretenimento e D&E Entretenimento, lamentaram a decisão das autoridades e levantaram discussão sobre a possível distinção de aglomeração, já que o comércio no estado está em pleno vapor. Confira:

Leia mais: CNH Social: Confira os estados do Norte e Nordeste que oferecem o programa

Nota divulgada sobre o Réveillon 2021

O Réveillon Valparaíso 2021, projetado pela 4 Mãos Entretenimento e D&E Entretenimento, foi idealizado com o cumprimento de todas as medidas sanitárias pertinentes para o momento; obteve, inclusive, todas as licenças necessárias para sua realização, fornecidas pelo Município de Paço do Lumiar, local do evento.

O planejamento incluía em uma área de mais de 25 mil metros quadrados, quatro espaços destinados aos convidados, todos obrigatoriamente de mesas, distribuídas em módulos de 150 pessoas, cada, com o distanciamento exigido, aplicando-se as normativas pertinentes a bares e restaurantes, túnel de desinfecção, medidores de temperatura, garçons exclusivos para cada um dos espaços, além da necessidade de utilização de máscaras e demais protocolos de acesso.

Lamentamos que, após ultrapassado um ano tão difícil para todos nós maranhenses, o evento, voltado para um momento de confraternização entre amigos e familiares, tenha que ser cancelado.

Lamentamos que o poder público estadual possua, mesmo neste momento em que os índices de novos casos estão em suas menores taxas, critérios diferentes para autorizar funcionamento de eventos, mas não faça distinção em relação a qualquer outro tipo de aglomeração, como assistimos diariamente em comércios, eventos políticos, praia, filas de banco e ignore festas clandestinas que ocorrem semanalmente em São Luís e em todo o Estado do Maranhão.

Leia mais: IPVA 2021: Calendário de pagamentos do Maranhão já está disponível

Lamentamos que, mesmo diversos eventos de Réveillon tenham sido anunciados há semanas, alguns até há meses, tão somente agora, a dias de suas realizações, o poder público estadual tenha se manifestado contrário, criando insegurança jurídica e gerando prejuízos a uma cadeia de mais de 43 fornecedores, empresas que possuem trabalhadores que dependem desse segmento para a sobrevivência de suas famílias.

Lamentamos, por fim, por nosso público, que acreditou em nossos protocolos e em toda a organização e se dispôs a participar de nosso Réveillon.

Por fim, deixamos registrado que o poder público tem o dever de cuidar da saúde da sociedade, mas deve fazê-lo de uma maneira igualitária entre todos, e não escolhendo nichos ou dias para tanto.

Redação
Escrito por

Redação

Cobertura e repercussão de assuntos que impactam o bolso de todos os brasileiros. A redação do Jornal O Norte traz diariamente assuntos relevantes de uma forma descomplicada e confiável.

Carregando… aguarde.

0