Eleições 2020: Gestores ficha-suja tem contas bloqueadas pelo TCE de Roraima
Em lista do TCE-RR, 129 gestores, entre os que já tiveram alguma ocupação e atuais, foram considerados irregulares pela Lei da Ficha Limpa.
Em lista divulgada pelo Tribunal de Contas do estado de Roraima (TCE-RR), 129 gestores, entre os que já tiveram alguma ocupação e os atuais, foram considerados irregulares pela Lei da Ficha Limpa. Dessa forma, os gestores poderão ficar inelegíveis para eleições municipais de 2020.
Aliás, entre os 129 gestores da lista divulgada pelo Tribunal de Contas, constam 16 ex-prefeitos de 15 cidades que tiveram assim suas contas reprovadas. Todos podem não concorrer às eleições deste ano.
De acordo com o TCE, a relação com todos os gestores com contas bloqueadas tiveram processos julgados a partir dos últimos oito anos. A lista completa pode ser acessada por meio do portal da instituição. Ademais, a relação com todos os nomes foi enviada ao Ministério Público Eleitoral (MPE) da região.
Ademais, o órgão responsável para declarar a inelegibilidade de algum gestor é a Justiça Eleitoral. Toda a relação deve ser encaminhada, depois, pela Corte de Contas.
Lei da Ficha Limpa
Aprovada no ano de 2010, a Lei da Ficha Limpa foi uma emenda constitucional incluída na Lei das Condições de Inelegibilidade ou também conhecida como Lei Complementar nº 135.
Leia mais: Conheça os seis pré-candidatos a prefeitura de Boa Vista nas eleições 2020
Assim, a emenda surgiu com a finalidade de impedir a candidatura de candidatos que foram condenados por órgão colegiados a cargos políticos. Aliás, esta alterou a Lei Complementar nº 64, de 18 de maio de 1990. Estabelecendo, dessa forma, casos de inelegibilidade, prazos de cessação e determinação de outras providências.
Conforme o texto, a lei é “a fim de incluir hipóteses de inelegibilidade que possuem o objetivo de proteger a probidade administrativa e a moralidade no exercício do mandato”. A lei completa está disponível no site do Planalto.
Eleições municipais em Roraima
O prazo para oficialização de candidatos às eleições municipais de 2020, no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), vai até o dia 26 de setembro. Mas, partidos já têm se mobilizado para levantar a pré-candidatura de possíveis nomes para concorrer aos cargos de chefes do executivo municipais de Roraima.
Na capital, Boa Vista, por exemplo, há seis pré-candidatos confirmados. Entre os nomes está a atual prefeita Teresa Surita (PMDB). Além disso, Alex Ladislau (PRP), Aline Rezende (PRTB), Roberto Ramos (PT), Jeferson Alves (PDT) e Mozarildo Cavalcanti (PTB) estão no páreo.
Cobertura e repercussão de assuntos que impactam o bolso de todos os brasileiros. A redação do Jornal O Norte traz diariamente assuntos relevantes de uma forma descomplicada e confiável.