Eleições 2020: Pesquisa aponta candidato bolsonarista como líder de votos em Fortaleza

A primeira pesquisa de intenções de voto nas eleições 2020 para a prefeitura de Fortaleza foi divulgada nesta semana pelo Instituto Paraná. O levantamento aponta o candidato bolsonarista Capitão Wagner (PROS) na liderança, com 35% das intenções de voto.

Eleições 2020: Pesquisa aponta candidato bolsonarista como líder de votos em Fortaleza
Eleições 2020: Pesquisa aponta candidato bolsonarista como líder de votos em Fortaleza. (Imagem: Google)

Em segundo lugar, está Luizianne Lins (PT) com 14,9% e Sarto Nogueira (PDT) com 10,1%. Os dois estão empatados tecnicamente. Na sequência, estão Heitor Ferrer (Solidariedade) com 7,3%, Renato Roseno (PSOL) com 4,7%, Célio Studart (PV) com 4,5% das intenções e Heitor Freire (PSL) com 2,2%. Professor Anísio (PCdoB) e Samuel Braga (Patriota) têm apenas 0,5% cada.

A soma de eleitores que pretendem votar em branco ou anular é de 13,9%. Não sabem ou não responderam somam 5,7%. A pesquisa contemplou 740 eleitores de Fortaleza, que foram ouvidos entre os dias 9 e 11 de outubro. A margem de erro é de 3,5 pontos porcentuais para mais ou menos e o índice de confiança é de 95%.

Corrida para a prefeitura de Fortaleza nas eleições 2020

Ao todo, 11 candidatos estão concorrendo ao cargo de prefeito da capital. O Capitão Wagner (Pros) é capitão reformado da Polícia Militar e já foi vereador e deputado estadual. Atualmente, é deputado federal. A vice na chapa é a advogada e militante dos direitos humanos, Kamila Cardoso. A coligação inclui os partidos Podemos, Republicanos, PMN, PMB, PTC, DC, PSC e Avante.

Leia mais: Eleições 2020: Veja como são feitas as pesquisas de intenção de voto

Luizianne Lins (PT) já foi prefeita da capital por dois mandatos e deputada estadual. Atualmente, é deputada federal. O vice na chapa é o secretário de finanças e planejamento do PT no Ceará, Vladyson Viana.

Sarto Nogueira (PDT) é o atual presidente da Assembleia Legislativa está no sétimo mandato de deputado estadual. Seu vice é Élcio Batista (PSB). Os outros candidatos são: Professor Anízio (PCdoB); os deputados federais Célio Studart (PV) e Heitor Freire (PSL); os deputados estaduais Heitor Férrer (SD) e Renato Roseno (Psol); Paula Colares (UP); Samuel Braga (Patriota) e José Loureto (PCO).

A capital tem 1,8 milhão de eleitores aptos a votar no pleito deste ano. Os dados foram divulgados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e também mostram que o Ceará tem 6,5 milhões de eleitores aptos, o que representa 4,44% do eleitorado brasileiro.

Mônica Chagas Ferreira é mestranda em Letras pela Universidade Estadual de Maringá (UEM) e formada em Jornalismo pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Como pesquisadora, estuda Análise do Discurso na perspectiva foucaultiana, contemplando relações de saber, poder e política presentes na mídia. Enquanto jornalista, já atuou em rádios e veículos impressos. Atualmente trabalha como assessora de comunicação e redatora do Jornal O Norte.