Eleições 2020: Políticos apostam em presença feminina na gestão de Recife

Presidenta do PCdoB, Luciana, acredita que uma mulher possa assumir o lugar de vice na chapa do deputado federal João Campos nas eleições

Presidenta do PCdoB (Partido Comunista do Brasil), Luciana Santos, acredita que uma mulher possa assumir o lugar de vice na chapa do deputado federal João Campos, do PSB (Partido Socialista Brasileiro), para concorrer ao posto do executivo municipal de Recife nas eleições de 2020.

Eleições 2020: Políticos apostam em presença feminina na gestão de Recife

Eleições 2020: Políticos apostam em presença feminina na gestão de Recife (Foto: Divulgação)

A vice-governadora de Pernambuco não descarta a possibilidade de aliança entre PSB e PDT (Partido Democrático Trabalhista) para o pleito em novembro.

Isabella de Roldão, PDT, é um dos nomes sondados para o posto. Ela já ocupou uma cadeira na câmara municipal de entre 2012 e 2016. “É uma hipótese que está em construção, está se desenvolvendo. De fato, nacionalmente, o PSB e o PDT estabeleceram alianças nos locais mais estratégicos do país como São Paulo, Rio de Janeiro e Porto Alegre. Há uma aliança básica sendo estabelecida, e essa é uma tendência”, afirmou.

PCdoB nas eleições municipais

A dirigente nacional do PCdoB comemora a atuação do seu partido nas eleições municipais deste ano no estado de Pernambuco, destacando os projetos do partido em Goiana, Igarassu, Sanharó e São João. As mulheres participarão em peso nas cidades citadas, são todas pré-candidatas e, como afirma a vice-governadora, estão bem posicionadas politicamente. 

Leia mais: Reeleição no legislativo? Confira o que está tramitando no Senado

Ela também cita a pré-candidatura do deputado estadual João Paulo, PT (Partido dos Trabalhadores), em Olinda, terra natal do político.

“Então, nós estamos animados, embalados, achando que vai ser possível termos muitas vitórias significativas no nosso estado”, destacou.

Perspectivas e panorama político

Em entrevista ao Folha de Pernambuco, Luciana foi indagada a avaliar a construção de Recife, se é possível uma mulher também ser vice do João Paulo. Do qual ela respondeu que há uma hipótese em desenvolvimento. 

“Há uma aliança básica sendo estabelecida e essa é uma tendência”, declarou.

Ainda lembrou que não pode responder pelos os outros partidos, mas que é uma tendência as mulheres tomarem mais postos representativos políticos.

Luciana disse no podcast da Folha de Pernambuco que o presidente Jair Bolsonaro vem sofrendo derrotas, impostas pelas sequenciais crises que o governo foi exposto.  

Louise
Escrito por

Louise

Jornalista graduada pela FAPCOM (Faculdade Paulus de Tecnologia e Comunicação). Foi repórter do site MigraMundo e Startupi, atuou na comunicação de ONG e em assessoria de imprensa. Atualmente trabalha como jornalista freelancer e redatora do Jornal O Norte.

Carregando… aguarde.

0