Concurso do IBGE autorizado! Confira o edital e passo a passo para inscrições

IBGE teve concurso público autorizado pelo governo federal para abertura do processo seletivo para contratação de até 6.500 vagas temporárias

Na última sexta-feira (11) o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) teve concurso público autorizado pelo governo federal, a abertura do processo seletivo para a contratação de até 6.500 vagas temporárias foi publicada em portaria no DOU (Diário Oficial da União).

Concurso do IBGE autorizado! Confira o edital e passo a passo para inscrições (Foto: Reprodução/Google)

Concurso do IBGE autorizado! Confira o edital e passo a passo para inscrições (Foto: Reprodução/Google)

O edital para abertura de inscrições para a contratação poderá ser publicado em até 6 meses a partir da data da publicação.  Com prazo de duração de contrato de até um ano, prorrogável por mais um, os profissionais poderão ser contratados a partir de 2021.

Leia mais: IBGE afirma: Brasil perdeu 1,9 mi de trabalhadores informais e desemprego tem alta de 20,9%

As vagas previstas na portaria são para agentes de pesquisa e para supervisores. Visando a operacionalização das pesquisas permanentes de natureza estatística e geocientífica do IBGE.
De acordo com a portaria do Ministério da Economia, as despesas com as contratações serão por conta de dotações orçamentárias do IBGE.

“A autorização de que trata o caput fica condicionada à declaração do ordenador de despesas responsável quanto à adequação orçamentária e financeira da nova despesa com a Lei Orçamentária Anual e a sua compatibilidade com o Plano Plurianual e com a Lei de Diretrizes Orçamentárias”.

A relação de previsão de vagas informadas pela portaria é de 5.623 vagas de agente de pesquisas e mapeamento, 552 vagas de supervisor de coleta e qualidade, 300 vagas de agente de pesquisas por telefone e 25 vagas de supervisor de pesquisas.

O valor das remunerações e as localidades das vagas ainda não foram divulgados.

Vagas previstas

  • Agente de Pesquisas e Mapeamento: 5.623;
  • Supervisor de Coleta e Qualidade: 552;
  • Agente de Pesquisas por Telefone: 300;
  • Supervisor de Pesquisas: 25

Último concurso suspenso

O último concurso do IBGE publicado em edital para a contratação de 208 mil pessoas para a efetivação do Censo Demográfico 2020, em março, com diversos cargos e níveis de escolaridade.

As inscrições foram suspensas em 17 de março devido ao agrave da pandemia do coronavírus no país. Cerca de 40 mil inscritos precisaram resgatar os valores pagos das taxas de inscrição.

De acordo com o portal G1, a estimativa era de cerca de R$ 2.823.775,95 restituídos entre os incritos.

Louise
Escrito por

Louise

Jornalista graduada pela FAPCOM (Faculdade Paulus de Tecnologia e Comunicação). Foi repórter do site MigraMundo e Startupi, atuou na comunicação de ONG e em assessoria de imprensa. Atualmente trabalha como jornalista freelancer e redatora do Jornal O Norte.

Carregando… aguarde.

0