Eleições 2020: TRE anuncia que devido à pandemia o treinamento dos mesários será on-line

A Justiça Eleitoral vai convocar mesários de forma on-line pela primeira vez. O modelo será uma opção aos Tribunais Regionais Eleitorais.

A Justiça Eleitoral vai convocar mesários de forma on-line pela primeira vez. O modelo será uma opção aos Tribunais Regionais Eleitorais (TREs) em razão da pandemia do novo coronavírus. Os mesários poderão ser contatados via e-mail, WhatsApp e ligações telefônicas. O chamamento por meio digital foi autorizado pela Corregedoria-Geral Eleitoral.

Eleições 2020: TRE anuncia que devido à pandemia o treinamento dos mesários será on-line

Eleições 2020: TRE anuncia que devido à pandemia o treinamento dos mesários será on-line. (Imagem: Google)

O documento autoriza a convocação eletrônica e deixa a escolha a cargo dos estados, “desde que observados os rigores e formalidades próprios da nomeação”. O TRE de São Paulo e os cartórios eleitorais já adotaram o modelo para e começaram a chamar os mesários paulistas. A medida evita que o cidadão vá ao cartório para confirmar sua participação.

Treinamento para mesários também será on-line

Para atender às recomendações dos órgãos de saúde e manter o distanciamento social, o treinamento dos mesários também será feito preferencialmente de forma on-line. Os cursos serão ministrados a distância. O cidadão que receber o comunicado precisará validar a convocação.

O procedimento de convocação será enviado por cada cartório eleitoral até o dia 16 de setembro. Se houver a Justiça Eleitoral não conseguir entrar em contato de forma on-line, enviará correspondência simples. O cumprimento de mandado também poderá ser feito por oficial de Justiça.

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) está veiculando uma campanha publicitária sobre a importância dos mesários para as eleições. Protocolos estão sendo definidos para os dias de votação para garantir a segurança dos mais de 1,5 milhão de mesários que vão atuar nos 5.569 municípios.

Leia mais: Eleições 2020: Iniciou nesta terça (18) o prazo para nomeação dos mesários.

Equipamentos de proteção individual serão disponibilizados em cada seção eleitoral, como álcool em gel para as mãos e desinfetante para o ambiente. Os mesários receberão máscaras cirúrgicas descartáveis e proteções do tipo face shield.

Quem quiser se cadastrar para trabalhar voluntariamente nas Eleições 2020 pode acessar o Portal do TSE. Todo eleitor maior de 18 anos e em situação regular com a Justiça Eleitoral pode ser mesário. As datas de votação do pleito municipal foram adiadas para novembro, por conta da pandemia. O primeiro turno será no dia 15 e o segundo turno será no dia 29 de novembro.

Mônica Chagas
Escrito por

Mônica Chagas

Mônica Chagas Ferreira é mestranda em Letras pela Universidade Estadual de Maringá (UEM) e formada em Jornalismo pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Como pesquisadora, estuda Análise do Discurso na perspectiva foucaultiana, contemplando relações de saber, poder e política presentes na mídia. Enquanto jornalista, já atuou em rádios e veículos impressos. Atualmente trabalha como assessora de comunicação e redatora do Jornal O Norte.

Carregando… aguarde.

0