Eleições 2020: TSE contabiliza 72 parlamentares na disputa eleitoral deste ano
TSE contabilizou 72 parlamentares que irão concorrer às prefeituras brasileiras nas eleições de 2020. São 70 deputados e 2 senadores.
TSE (Tribunal Superior Eleitoral) contabilizou cerca de 72 parlamentares que irão concorrer às prefeituras brasileiras nas eleições de 2020. São 70 deputados e 2 senadores.
Segundo publicação da Agência Brasil, os números de parlamentares que se candidataram ao pleito de 2020 segue a mesma tendência das últimas eleições municipais, em 2016. Foram 2 senadores e 71 deputados federais, um a mais que a deste ano.
Restrições de conteúdo sobre candidatos
De acordo com a Lei 9.504/1997, que trata sobre o código eleitoral, emissoras de rádio e televisão deverão atentar-se às séries de restrições de conteúdos sobre os candidatos, partidos políticos e coligações ou que revele a posição política de eleitores das eleições de 2020 até o dia 29 de novembro.
As medidas fazem parte do calendário eleitoral de 2020, seguindo as normas previstas em Lei.
Leia mais: Saiba o que está permitido ou NÃO nos dias de votação das eleições 2020
Ainda de acordo com o texto da Agência Brasil, não é permitida a exibição de qualquer conteúdo que mencione os candidatos ou que os favoreça – como peças de propaganda política ou novelas, filmes e séries, por exemplo. A medida de controle de conteúdo midiático sobre ou com os candidatos é válida até depois do segundo turno das eleições.
Exibição de imagens de realização de pesquisa ou consulta eleitoral de forma que seja possível identificar o candidato ou que haja algum tipo de manipulação de dados também não é aceito.
Candidatos que atuam em programas de emissoras de rádio e televisão estão desde o dia 11 de agosto afastados.
Segundo o Tribunal Superior Eleitoral, é autorizada a organização de debates políticos ou citar candidatos, partidos ou coligações em programas jornalísticos. Valendo enquanto durar o períodoeleitoral.
Penalidades ao candidato
O uso indevido dos meios de comunicação e não cumprimento das normas eleitorais poderá gerar a cassação do registro da candidatura, ou do diploma de eleito.
Novas datas das eleições 2020
As eleições de 2020 tiveram as datas do primeiro e do segundo turno alteradas devido a pandemia do novo coronavírus através de emenda constitucional.
De outubro, as datas passaram para o mês de novembro. Nos dias 15 e 29, respectivamente o primeiro e do segundo turnos das eleições municipais de 2020.
Jornalista graduada pela FAPCOM (Faculdade Paulus de Tecnologia e Comunicação). Foi repórter do site MigraMundo e Startupi, atuou na comunicação de ONG e em assessoria de imprensa. Atualmente trabalha como jornalista freelancer e redatora do Jornal O Norte.