Calendário do IPVA 2021 Paraíba já está disponível; confira datas de pagamento

A Secretaria de Estado da Fazenda anunciou o calendário de pagamento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA 2021)

A Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz) divulgou o calendário de pagamento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA 2021). De acordo com o órgão, foram criadas condições especiais de pagamento para os contribuintes. Além disso, para o próximo ano, foi identificada uma redução do valor do tributo em 3,26%.

IPVA 2021: Confira o calendário de pagamento na Paraíba

IPVA 2021: Confira o calendário de pagamento na Paraíba (Imagem: Montagem / Jornal O Norte)

A publicação aconteceu na sexta-feira (18) através pelo Diário Oficial da União (DOU). De acordo com a Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), o valor do tributo vai apresentar uma queda de mais de 3%.

Ao todo, são oferecidas três modalidade de pagamento para assistir o maior número de pessoas.

A primeira categoria é o pagamento à vista. Para quem deseja seguir essa modalidade, há a possibilidade de receber um desconto de 10% sobre o valor do débito.

Segundo o Departamento Estadual de Trânsito da Paraíba (Detran-PB), quem desejar quitar a dívida através do modo parcelado, não recebe o desconto, mas pode dividir o valor em até 3x. Além disso, o contribuinte pode escolher pagar o valor total ao 3º mês, porém sem desconto.

Calendário IPVA 2021 Paraíba

A data de pagamento segue o final do número da placa veicular. Confira a seguir o calendário e as datas da 1ª parcela e das parcelas subsequentes para quem não desejar realizar o pagamento à vista.

1 29 de janeiro 26 de fevereiro 31 de março
2 26 de fevereiro 31 de março 30 de abril
3 31 de março 30 de abril 31 de maio
4 30 de abril 31 de maio 30 de junho
5 29 de maio 30 de junho 30 de julho
6 30 de junho 30 de julho 31 de agosto
7 30 de julho 31 de agosto 30 de setembro
8 30 de agosto 30 de setembro 29 de outubro
9 30 de outubro 29 de outubro 30 de novembro
0 29 de outubro 30 de novembro 29 de dezembro

A data limite do vencimento do IPVA é sempre no último dia útil de cada mês. O estado tem mais de 400 mil veículos que são isentos do pagamento desse imposto veicular. Entre os motivos que garantem esse benefício estão:

  • Veículos com tempo de fabricação igual ou maior que 15 anos;
  • Veículos de portadores de deficiência;
  • Veículos que apresentam atividade turística e que foram cadastrados no site no Ministério do Turismo;
  • Motoboys, motofrentistas.

Leia mais: Detran-PB decide SUSPENDER transferência de veículos de outros estados; entenda

Os condutores que vão realizar o pagamento podem realizar a impressão do boleto por meio do site do Detran ou pelo portal da Secretaria de Estado da Fazenda.

A quitação do débito pode ser efetuada por meio do internet banking, bancos, agências lotéricas e aplicativos móveis disponibilizados pelos bancos.

Redação
Escrito por

Redação

Cobertura e repercussão de assuntos que impactam o bolso de todos os brasileiros. A redação do Jornal O Norte traz diariamente assuntos relevantes de uma forma descomplicada e confiável.

Carregando… aguarde.

0