Eleições 2020: Veja como justificar seu voto com o aplicativo e-Título

A versão digital do título de eleitor, o e-Título, também permite que os eleitores justifiquem os votos nas eleições 2020.

A versão digital do título de eleitor, o e-Título, também permite que os eleitores justifiquem os votos nas eleições 2020. A funcionalidade é uma novidade da ferramenta digital para o pleito deste ano. O diretor-geral do Tribunal Regional de Pernambuco (TRE-PE), Orson Lemos, tirou dúvidas sobre o uso do aplicativo.

Eleições 2020: Veja como justificar seu voto com o aplicativo e-Título

Eleições 2020: Veja como justificar seu voto com o aplicativo e-Título. (Imagem: Marcello Casal Jr/ Ag. Brasil)

Segundo ele, o eleitor que estiver fora do domicílio eleitoral poderá utilizar o botão ‘Justifica’. Com os dados cadastrados, o aplicativo reconhece pelo GPS que a pessoa não está na cidade de votação e possibilita a justificativa.

Como usar ferramentas do e-Título nas eleições 2020

O aplicativo e-Título pode ser baixado em celulares com sistema operacional Android ou iOS. Para utilizar, basta informar o número do título de eleitor ou CPF, nome completo, data de nascimento e nomes da mãe e do pai. Depois, é necessário escolher uma senha de acesso. O passo seguinte é escolher uma senha.

A ferramenta digital também permite o cadastro como mesário voluntário, na sessão de mesmo nome. Outras funcionalidades são: acesso à certidão de quitação eleitoral e emissão de Guia de Recolhimento da União (GRU). Quem tiver dúvidas sobre o local de votação pode encontrar os dados pelo cadastro.

O calendário das eleições 2020 foi adiado por causa da pandemia do novo coronavírus. O primeiro turno será em 15 de novembro; e o segundo, em 29 de novembro, de acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Leia mais: Eleições 2020: TSE proíbe candidatos de fazer disparos de mensagens eleitorais em massa

Outra novidade destas eleições é o “Tira-Dúvidas Eleitoral no WhatsApp”, um chatbot – assistente virtual – criado em parceria com o aplicativo de mensagens para facilitar o acesso do eleitor a informações importantes. Para conversar com o assistente virtual, basta acessar a câmera do seu celular e apontá-la para o QR Code disponível no site do TSE ou adicionar o telefone +55 61 9637-1078 à lista de contatos.

O canal automático esclarece diversos assuntos de interesse do eleitor e traz respostas às perguntas mais recebidas pela Justiça Eleitoral. Além disso, oferece um serviço voltado ao esclarecimento de notícias falsas envolvendo o processo eleitoral, o “Fato ou Boato?”.

Mônica Chagas
Escrito por

Mônica Chagas

Mônica Chagas Ferreira é mestranda em Letras pela Universidade Estadual de Maringá (UEM) e formada em Jornalismo pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Como pesquisadora, estuda Análise do Discurso na perspectiva foucaultiana, contemplando relações de saber, poder e política presentes na mídia. Enquanto jornalista, já atuou em rádios e veículos impressos. Atualmente trabalha como assessora de comunicação e redatora do Jornal O Norte.

Carregando… aguarde.

0