Eleições: Candidato lidera com mais da metade das intenções de voto em Salvador

A corrida eleitoral em Salvador tem o atual vice-prefeito, Bruno Reis (DEM), à frente das intenções de voto nestas eleições 2020.

A corrida eleitoral em Salvador tem o atual vice-prefeito, Bruno Reis (DEM), à frente das intenções de voto. Ele foi citado por 61% dos entrevistados pela pesquisa Ibope encomendada pela TV Bahia. A segunda candidata é Major Denice (PT), que tem 13%, e Olívia Santana (PCdoB), com 7% nestas eleições.

Eleições: Candidato lidera com mais da metade das intenções de voto em Salvador

Eleições: Candidato lidera com mais da metade das intenções de voto em Salvador. (Imagem: PMS)

A margem de erro é de quatro pontos percentuais para mais ou para menos. Dessa forma, Denice e Olívia estão tecnicamente empatadas. Brancos e nulos somaram 6% do eleitorado e 4% representam os indecisos. Pastor Sargento Isidório (Avante) teve 5% das intenções e Bacelar (Podemos), Cézar Leite (PRTB) e Hilton Coelho (PSOL) tiveram 1%. Os outros não pontuaram.

Evolução na corrida pela Prefeitura de Salvador nestas eleições

Desde a pesquisa de intenções de voto divulgada em 5 de outubro Bruno Reis cresceu 19 pontos percentuais. Major Denice também teve crescimento, de sete pontos. A maior queda foi do representante do Avante, que passou de 10% para 5% das intenções de voto.

Na pesquisa de rejeição, Bruno Reis é o candidato menos citado pelos entrevistados, com 10%. O mais rejeitado pelos eleitores é Pastor Sargento Isidório, com 44% de menções negativas. Apenas 2% disseram que poderiam não votariam em nenhum dos candidatos e 6% disseram que ainda não sabem ou preferiram não opinar.

Leia mais: Eleições: TRE-BA anuncia mudança no local de votação dos baianos; veja como consultar

A pesquisa também fez simulações para o segundo turno, todas envolvendo o vice-prefeito Bruno Reis. Ele aparece com ampla vantagem em todas as disputas. O maior índice seria contra Cezar Leite, em que Reis teria 78% dos votos. Neste cenário, Leite teria 7% dos votos, brancos e nulos seriam 12% e indecisos, 3%.

Contra a segunda candidata, Major Denice, ele teria 64% dos votos e ela, 24%. Brancos e nulos somam 9% e indecisos, 3%. Com Olívia Santana, Bruno Reis teria 70% das intenções e a candidata, 19%. Brancos e nulos somam 9% e indecisos, 2%. O levantamento contemplou 602 pessoas, ouvidas entre os dias 28 e 30 de outubro. O nível de confiança é de 95% e representa a chance de os resultados retratarem o atual momento eleitoral.

Os baianos ainda esperam outras pesquisas até a data do primeiro turno das eleições, em 15 de novembro.

Mônica Chagas
Escrito por

Mônica Chagas

Mônica Chagas Ferreira é mestranda em Letras pela Universidade Estadual de Maringá (UEM) e formada em Jornalismo pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Como pesquisadora, estuda Análise do Discurso na perspectiva foucaultiana, contemplando relações de saber, poder e política presentes na mídia. Enquanto jornalista, já atuou em rádios e veículos impressos. Atualmente trabalha como assessora de comunicação e redatora do Jornal O Norte.

Carregando… aguarde.

0