Eleições: TRE-BA anuncia mudança no local de votação dos baianos; veja como consultar

Os eleitores da Bahia devem ficar atentos às mudanças anunciadas pelo Tribunal Regional Eleitoral para as eleições deste ano.

Os eleitores da Bahia devem ficar atentos às mudanças anunciadas pelo Tribunal Regional Eleitoral para as eleições deste ano. O órgão informou que precisou remanejar muitas pessoas de suas seções pela necessidade de uniformizar o número de eleitores em cada seção. Ao todo, foram equalizadas 5.375 seções no estado, em diversas cidades.

Eleições: TRE-BA anuncia mudança no local de votação dos baianos; veja como consultar

Eleições: TRE-BA anuncia mudança no local de votação dos baianos; veja como consultar. (Foto: Reprodução Google)

Segundo o TRE-BA, a medida foi tomada para garantir conforto e agilidade durante a votação deste ano. O primeiro turno das eleições está marcado para o dia 15 de novembro e o segundo para 29 de novembro. Para saber se sua seção eleitoral foi remanejada, o eleitor pode consultar o site do TRE-BA ou baixar o aplicativo e-Título e inserir os dados ou ligar para (71) 3373-7000.

Confira as alterações nas seções de votação para as eleições

A chefe de Atenção ao Cliente do TRE-BA, Glória Tourinho, explicou que a reorganização dos eleitores ainda será dentro do local de votação e tem o objetivo de equilibrar a distribuição das seções. Ainda segundo ela, não haverá prejuízos ao exercício do voto por conta das mudanças.

De acordo com Tourinho, algumas seções do mesmo local de votação tinham uma quantidade muito grande de eleitores e outras uma quantidade muito pequena, por isso a equalização foi necessária. O TRE-BA informou que as mudanças correspondem à redução de três mil seções e 12 mil mesários e ainda levam à diminuição da quantidade de urnas eletrônicas a serem distribuídas.

Leia mais: Eleições: TRE-PB ensina como denunciar crime eleitoral pelo aplicativo Pardal; Veja como!

O remanejamento também vai possibilitar a reorganização dos eleitores das seções especiais, com prioridade para votar. Com muitas pessoas concentradas na mesma seção não era possível aplicar a prioridade, segundo Glória. Este ano, eleitores com mais de 60 anos terão um horário prioritário para votar, entre 7 e 10 horas da manhã.

O órgão eleitoral também informou que as mudanças respeitaram a acessibilidade, ou seja, quem votava em uma seção acessível foi equalizado para outra seção também acessível. O secretário de planejamento, Maurício Amaral, destacou que os critérios de acesso foram rigorosamente observados. Por exemplo, uma pessoa que estava no térreo não foi remanejada para o primeiro andar.

Mônica Chagas
Escrito por

Mônica Chagas

Mônica Chagas Ferreira é mestranda em Letras pela Universidade Estadual de Maringá (UEM) e formada em Jornalismo pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Como pesquisadora, estuda Análise do Discurso na perspectiva foucaultiana, contemplando relações de saber, poder e política presentes na mídia. Enquanto jornalista, já atuou em rádios e veículos impressos. Atualmente trabalha como assessora de comunicação e redatora do Jornal O Norte.

Carregando… aguarde.

0