Pesquisa IBOPE em Camaçari-BA indica resultados das eleições 2020 para prefeito

A última pesquisa eleitoral à prefeitura de Camaçari aponta liderança do atual prefeito da cidade e candidato à frente nas eleições 2020.

A última pesquisa eleitoral para a prefeitura de Camaçari aponta liderança do atual prefeito da cidade nas eleições 2020. Elinaldo Araújo (DEM) soma 51,7% das intenções de voto e consolida sua posição como favorito na disputa. Ivoneide Caetano (PT) aparece em segundo lugar, com 22% das intenções de voto.

Pesquisa IBOPE em Camaçari-BA revela resultados das eleições 2020 para prefeito

Pesquisa IBOPE em Camaçari-BA revela resultados das eleições 2020 para prefeito. (Imagem: PMC)

A levantamento foi realizado pelo P&A em parceira com o portal Política Livre. Foram entrevistadas 400 pessoas na cidade entre os dias 9 e 10 de outubro. A pesquisa está registrada na Justiça Eleitoral da Bahia e a margem de erro apontada é de cinco pontos percentuais para mais ou para menos. O nível de confiabilidade de 95,5%.

Confira percentuais da pesquisa em Camaçari nas eleições 2020

Na sondagem estimulada, quando os nomes dos candidatos são apresentados, os resultados foram:

  • Elinaldo Araújo (DEM): 51,7 %
  • Ivoneide Caetano (PT): 22%
  • Oziel Araújo (PDT): 2,2 %
  • Pedrinho de Pedrão (Avante): 1%
  • Antônio Carlos Soares (PL) e Sócrates Magno (PSOL): 0,7% e Antônio Carlos Soares (PL): 1% das intenções de voto.
  • Heckel Pedreira (Rede) e Francisco Irmão (SD): 0,5%
  • Josué Marinho (PV) e André Pegova (PMN): 0,2%

O candidato Rinaldo Chaveiro não foi citado. Os indecisos somam 8%, enquanto brancos e nulos chegam a 12%. Em julho deste ano, quando foi realizado o primeiro levantamento, Elinaldo aparecia com 42% e Ivoneide com 20%.

Na sondagem espontânea, Elinaldo se mantém no favoritismo, com 32,5% das intenções de voto, enquanto Ivoneide Caetano aparece com 11,5% e Oziel, com 1,5%. Em relação ao primeiro levantamento, o atual prefeito camaçariense também registrou crescimento. Em julho, Elinaldo tinha 21,6%, Ivoneide registrava 4,6% e Oziel, 0,7%.

Leia mais: Pesquisa IBOPE para prefeito em Vitória da Conquista-BA revela candidato favorito

Uma sondagem da Potencial Pesquisas de setembro também indicou os índices de rejeição. A menor taxa é de Elinaldo, 37%. A segunda menor rejeição é de Heckel, com 48%. Ivoneide tem rejeição de 50%. Em seguida, aparecem Sócrates, com 51%; Antônio Carlos, 56%; Oziel, 61% e, liderando o índice, Pedrinho de Pedrão, 62%.

O instituto também questionou se os entrevistados iriam ao local de votação caso o pleito fosse hoje. Do total, 86% disseram que iriam votar e 12% afirmaram. Além disso, 2% não responderam. O primeiro turno das eleições é no próximo domingo (15). Para votar, os eleitores precisam levar um documento oficial com foto.

 

 

Mônica Chagas
Escrito por

Mônica Chagas

Mônica Chagas Ferreira é mestranda em Letras pela Universidade Estadual de Maringá (UEM) e formada em Jornalismo pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Como pesquisadora, estuda Análise do Discurso na perspectiva foucaultiana, contemplando relações de saber, poder e política presentes na mídia. Enquanto jornalista, já atuou em rádios e veículos impressos. Atualmente trabalha como assessora de comunicação e redatora do Jornal O Norte.

Carregando… aguarde.

0