Em meio a pressão, Bolsonaro fala sobre impeachment e candidatura em 2022

Com a pressão para a abertura de um processo de impeachment, o presidente Jair Bolsonaro falou sobre o assunto nesta quarta-feira (20).

Com a pressão dos 61 pedidos para a abertura de um processo de impeachment contra o presidente da República, o próprio, Jair Bolsonaro (sem partido) falou sobre o assunto nesta quarta-feira (20). Ele disse que “se Deus quiser” vai permanecer no cargo até 2022 e que espera bons candidatos para as próximas eleições.

Em meio a pressão, Bolsonaro fala sobre impeachment e candidatura em 2022

Em meio a pressão, Bolsonaro fala sobre impeachment e candidatura em 2022. (Imagem: Valter Campanato/ Agência Brasil)

Até o momento, 61 pedidos de impeachment contra Bolsonaro já foram protocolados na Câmara dos Deputados, mas não entraram na pauta de votação.

O assunto voltou à tona na semana passada, com o colapso na saúde do Amazonas e o atraso na vacinação.

Leia mais: Principais nomes em disputa por presidência na Câmara falam sobre auxílio emergencial

Pressão por impeachment aumenta no meio político

Partidos de oposição anunciaram que vão protocolar um novo pedido de impedimento nos próximos dias.

Segundo o grupo, Bolsonaro cometeu “crimes de responsabilidade em série” na condução da pandemia do novo coronavírus. Nas redes sociais, a pressão também tem aumentado.

Na última semana, diversas cidades do país registraram panelaço contra o presidente.

As manifestações foram organizadas pelas redes sociais em São Paulo, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, Goiânia, Salvador, Florianópolis, São José dos Campos, Belém, Recife, Porto Alegre e no Distrito Federal.

Em relação à situação da saúde no Amazonas, Bolsonaro admitiu que o problema “é mais grave que no resto do Brasil”, mas voltou a falar em tratamento precoce. Segundo ele, a rede pública sempre esteve cheia em Manaus, com 90% a 95% de ocupação.

Leia mais: Pesquisa mostra que avaliação negativa de Bolsonaro e seu governo subiu para 40%

O presidente disse aos apoiadores que o governo tem agido para minimizar a crise na região Norte.

Ele afirma que o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, esteve no Amazonas quando foi notificado do problema e que acionou toda estrutura da Força Aérea para levar oxigênio aos locais críticos.

Para o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), o impeachment será inevitavelmente discutido pelo Congresso em algum momento.

O político defende que o foco agora seja a pandemia e que o assunto volte a ser discutido após a eleição da Casa.

Ao todo, oito deputados disputam o comando da Câmara. A votação está marcada para 1º de fevereiro.

Mônica Chagas
Escrito por

Mônica Chagas

Mônica Chagas Ferreira é mestranda em Letras pela Universidade Estadual de Maringá (UEM) e formada em Jornalismo pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Como pesquisadora, estuda Análise do Discurso na perspectiva foucaultiana, contemplando relações de saber, poder e política presentes na mídia. Enquanto jornalista, já atuou em rádios e veículos impressos. Atualmente trabalha como assessora de comunicação e redatora do Jornal O Norte.

Carregando… aguarde.

0