Em Rio Branco, candidato DISPARA nas intenções de voto para 2º turno das eleições 2020
Uma pesquisa realizada pelo Ibope sobre as intenções de voto para o segundo turno em Rio Branco constatou ampla vantagem de Tião Bocalom (PP)
Uma pesquisa realizada pelo Ibope sobre as intenções de voto para o segundo turno em Rio Branco ouviu 602 eleitores da cidade entre os dias 18 e 20 de novembro e constatou ampla vantagem de Tião Bocalom (PP) na disputa. Entre os entrevistados, 65% responderam que pretendem votar no candidato.
Socorro Neri (PSB) teve apenas 28% das intenções de voto para o próximo domingo (29), quando será a votação do segundo turno. Votos brancos e nulos somam 5% das intenções e outros 2% ainda estão indecisos.
Pesquisa eleitoral aponta favoritismo em Rio Branco
No cálculo dos votos válidos, quando são excluídos os brancos, nulos e indecisos, a diferença entre os candidatos chega a 40 pontos percentuais. Tião Bocalom tem 70% dos votos válidos, enquanto Socorro Neri tem 30%. Para vencer no segundo turno, um candidato precisa de 50% dos votos válidos mais um.
Leia mais: Moradores de Rio Branco NÃO podem ser presos ATÉ domingo (29) por ESTE motivo
Na pesquisa espontânea, quando os nomes dos candidatos não são apresentados aos eleitores, os resultados foram:
- 61% citaram Tião Bocalom;
- 26% citaram Socorro Neri;
- 1% citou outros candidatos;
- Brancos e nulos somaram 6%;
- Outros 6% não souberam opinar.
A pesquisa foi registrada na Justiça Eleitoral com margem de erro de quatro pontos percentuais para mais ou para menos e nível de confiança de 95%.
Conheça os candidatos
Maria do Socorro Neri (PSB) já foi secretária municipal de Assistência Social de Rio Branco, superintendente estadual da Legião Brasileira de Assistência Social e diretora do Departamento de Ensino Supletivo. O candidato a vice -prefeito é o advogado Eduardo Ribeiro, do PDT.
Leia mais: Saiba quantos posts com FAKE NEWS sobre as eleições 2020 já foram APAGADOS pelo Facebook
Tião Bocalom (PP) é paranaense e já foi prefeito de Acrelândia, cidade do interior do Acre, por dois mandatos. O Professor formado em Matemática e em Ciências Físicas e Biológicas também foi vereador em uma cidade no interior do Paraná, onde começou sua carreira política.
A candidata a vice-prefeita na chapa é a ex-deputada federal Marfisa Galvão, do PSD. Os eleitores farão a escolha definitiva no domingo (29). Para votar, é necessário estar de máscara e levar documento com foto.
Mônica Chagas Ferreira é mestranda em Letras pela Universidade Estadual de Maringá (UEM) e formada em Jornalismo pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Como pesquisadora, estuda Análise do Discurso na perspectiva foucaultiana, contemplando relações de saber, poder e política presentes na mídia. Enquanto jornalista, já atuou em rádios e veículos impressos. Atualmente trabalha como assessora de comunicação e redatora do Jornal O Norte.